Reitora da UEMG toma posse para novo mandato

Lavínia Rosa Rodrigues comandará universidade até 2026, ao lado do vice-reitor Thiago Torres Costa Pereira

A reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, e o vice-reitor, professor Thiago Torres Costa Pereira, foram reconduzidos aos cargos para novo mandato de quatro anos à frente da universidade. Eles foram empossados pelo governador Romeu Zema em solenidade realizada nesta sexta-feira (22/7) no auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Encabeçada pela Mestre em Educação e professora da Faculdade de Educação (FaE), a chapa “Coragem para seguir defendendo a UEMG” obteve 69,95% dos votos da comunidade acadêmica. Ao receber o pelerine que marcou a sua recondução ao cargo, Lavínia Rosa Rodrigues fez uma retrospectiva de sua gestão.

Ela destacou o reequilíbrio das contas, investimentos em infraestrutura, políticas afirmativas, assistência estudantil e alocação de recursos em programas de ensino, pesquisa e extensão. “Nossa tarefa é desafiadora porque queremos uma universidade emancipatória, que contribua para a transformação social, que se engaje com as demandas internas e externas da sociedade”, afirmou a reitora, ao apontar desafios que terá pela frente, no novo mandato.

O governador Romeu Zema parabenizou a reitora pelos dois anos de excelente gestão e enfatizou a contribuição da UEMG para o estado e para a formação e qualificação profissional dos estudantes. “A educação é o que transforma. Sempre que encontro com a reitora, solicito que a universidade esteja focada nas necessidades da sociedade”, afirmou.

Zema acrescentou que, para isso, é necessário o aporte de recursos, e frisou que o orçamento da UEMG passou de R$ 184,45 milhões, em 2018, para aproximadamente R$ 466,24 milhões este ano, aumento de 150%. Já em relação ao ano passado, o incremento orçamentário foi de 40,7%.

Reitoria

Lavínia Rosa Rodrigues é mestre em Pedagogia, atua na UEMG em Belo Horizonte e começou a carreira como professora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais (1981), participando das lutas pela incorporação à UEMG (1989), sendo uma das primeiras docentes efetivas da instituição. Suas atividades de pesquisa se concentram na área de formação de docentes, e atuou como coordenadora do curso de formação de professores do Projeto Veredas da FaE/UEMG.

Também na FaE/UEMG, onde já foi vice-diretora e diretora, coordenou a pós-graduação lato sensu e integrou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico. Foi representante da UEMG no Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte por dois mandatos.

Thiago Torres Costa Pereira é doutor em Agronomia e foi aprovado no concurso público para professor de carreira na Unidade Acadêmica de Frutal da UEMG, em 2012. Ajudou no processo de democratização da escolha da direção da unidade e foi representante da UEMG na Operação Antártica, em 2015, inserindo a universidade no campo de pesquisa sobre solos em ambientes polares e mudanças climáticas.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.