Reparação Brumadinho: 23 municípios recebem kits para estruturar feiras livres

Além de equipamentos, agricultores e produtores participam de cursos para capacitação gerencial e operacional a fim de fomentar os negócios

Prefeituras de 23 municípios atingidos receberam 86 kits com mais de 8 mil equipamentos e outros itens para a estruturação de feiras livres com produtores locais. As entregas foram realizadas ao longo dos dois últimos meses e são referentes a um dos projetos de reparação aos danos provocados pelo rompimento da Vale, em Brumadinho.

Cada Kit Feira é composto por dez barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas, duas balanças eletrônicas e dois carrinhos de carga. O quantitativo de kits destinado a cada município foi definido pelas prefeituras.

A responsabilidade pela distribuição dos equipamentos aos agricultores, feirantes ou associações é da administração municipal. O objetivo do projeto é aproximar o agricultor familiar do consumidor final e, desta forma, estruturar e fomentar a atividade agrícola comercial.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Thales Fernandes, o material tem uma importância muito grande para a comunidade local. “Para os agricultores familiares é a garantia de escoamento da produção e renda para a família. Para o público em geral é garantia de acesso aos alimentos de qualidade, frescos e produzidos de forma agroecológica. E para a prefeitura significa geração de emprego para as pessoas, além de promover a circulação de recursos, sem falar nos empregos indiretos que são criados. Isso é dignidade e desenvolvimento local” afirma.

O projeto contempla, também, cursos gratuitos para capacitação gerencial e operacional dos participantes. São 50 vagas, por município. As aulas, com carga horária de 16 horas, já começaram. O conteúdo conta com noções básicas de administração do negócio, ambiente cooperativo, relacionamento com os clientes, conservação dos alimentos, entre outros temas.

Seplag / Divulgação

No mês de janeiro foram concluídas as aulas das turmas de Abaeté e Pompéu, na região Central.

Ao longo de fevereiro, outras turmas estão sendo capacitadas. No início do mês, o curso foi realizado em Fortuna de Minas, Maravilhas e Pequi, municípios da Região Metropolitana.

As inscrições para os cursos são de responsabilidade das prefeituras, que repassam à Vale o número de participantes, até o total de 50. Caso algum produtor, de um dos municípios onde o curso ainda não foi realizado, tenha interesse em participar, é necessário contato com a respectiva prefeitura.

O valor total do projeto é R$ 3.925.752,80.

Kits por município

Até agora, os seguinte municípios receberam kits: Abaeté (um), Betim (nove), Caetanópolis (três), Curvelo (quatro), Esmeraldas (somente capacitação), Felixlândia (três), Florestal (sete), Fortuna de Minas (dois), Igarapé (cinco), Juatuba (três), Maravilhas (dois), Mário Campos (um), Mateus Leme (dez), Morada Nova de Minas (dois), Paineiras (um), Papagaios (três), Pará de Minas (dez), Paraopeba (seis), Pequi (duas), Pompéu (três), São Gonçalo do Abaeté (um), São Joaquim de Bicas (três), São José da Varginha (quatro) e Três Marias (um).

Termo de Reparação

O projeto “Doação de Kits Feira, Estruturação de Feiras Livres nos Municípios e Orientação Técnica e Gerencial aos Produtores Rurais” foi criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). A iniciativa está sendo viabilizada com recurso referente ao Anexo I.3 do Termo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

Conforme determina o Termo de Reparação, a execução do projeto é realizada pela Vale, sob acompanhamento da auditoria socioeconômica da Fundação Getulio Vargas e fiscalização dos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.