Reparação Brumadinho: projeto para reformar três praças é iniciado em Pequi

Ação integra acordo judicial e pretende proporcionar melhorias para o lazer e a convivência da população  

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O município de Pequi, na Bacia do Paraopeba, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai receber projeto para a reforma de três praças da cidade. A iniciativa pretende proporcionar melhorias para o lazer e a convivência da população.  

As obras prevêem intervenções nas praças Nossa Senhora do Rosário; Santo Antônio e Tancredo Neves. Na primeira fase, serão elaborados projetos de engenharia e arquitetura. Após conclusão e aprovação dos documentos as obras serão iniciadas.  

O valor estimado da primeira etapa é de R$ 766 mil e o prazo de conclusão é de 11 meses. O projeto foi definido em consulta popular realizada com a comunidade e está sendo financiado com recursos do Termo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho. Toda execução é obrigação da mineradora.  

Entre as melhorias previstas nas reformas estão a instalação e ou adequação de itens como palco, lanchonete, quiosques, coreto, cobertura, parquinho infantil, área verde, redes elétricas, bancos, lixeiras e instalação de placas e letreiros.  

Comunidade   

Pequi é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25/1/2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.     

O projeto regional “Reforma das praças em área urbana” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação e foi definido após consulta popular, realizada na região atingida. 

A ordem de início foi autorizada pelos compromitentes do Acordo de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG).  

Atualmente, o município conta com nove projetos de fortalecimento dos serviços públicos em andamento. A execução das iniciativas de reparação socioeconômica pode ser acompanhada no portal da auditoria da Fundação Getúlio Vargas.    



Últimas