Reparação Brumadinho: Projetos para instalação de usinas de energia solar são iniciados em Curvelo e em Morada Nova de Minas

Os municípios de Curvelo e Morada Nova de Minas, na região Central do estado, vão receber usinas para geração de energia solar (fotovoltaicas) em imóveis e equipamentos das prefeituras. Esta iniciativa amplia a utilização de energia limpa e reduz os gastos públicos dos municípios com energia elétrica, possibilitando a realização de investimentos em outras áreas prioritárias, como saúde, educação e assistência social.

As usinas vão ser custeadas com recursos do Termo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho. As iniciativas fazem parte do grupo chamado de “Projetos Regionais da Bacia do Paraopeba”, definidos após a Consulta Popular.

Para Curvelo, foi aprovada a instalação de cinco equipamentos, sendo quatro usinas de microgeração distribuídas em escolas públicas, com potência de 75 kw cada uma, totalizando 300 kW. Os prédios contemplados são da Escola Maria Amália, da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga, da Escola Padre Celso e da Escola Boaventura Pereira Leite. Também será adquirida uma usina fotovoltaica de minigeração distribuída para ser utilizada na iluminação pública, com capacidade para 2,4 MW. O prazo previsto para conclusão das quatro usinas é de um ano e um mês; já o processo de aquisição da outra tem duração prevista de dez meses. O valor estimado para o projeto em Curvelo é R$ 23.317.774.

Em Morada Nova de Minas foi autorizada a instalação de 12 usinas fotovoltaicas em áreas urbanas do município. A previsão é que as 12 usinas gerem cerca 650 kW de energia. As instalações vão ser realizadas em imóveis de serviços públicos como unidades de saúde, escolas, quadras e ainda no terminal rodoviário. O valor estimado para as instalações é de R$ 3.751.977, e o prazo previsto para conclusão é de um ano.

Locais previstos para as implantações das usinas em Morada Nova de Minas:

•     Almoxarifado da Prefeitura
  •     Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
  •     Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
  •     Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (CODEVASF)
  •     Hospital Casa de Caridade São Sebastião
  •     Ginásio Poliesportivo João Francisco da Silva
  •     Posto de Saúde Centro
  •     Posto de Saúde Guará
  •     Posto de Saúde São Geraldo
  •     Quadra Escola Municipal Heloísa de Campos Santos
  •     Quadra São Geraldo
  •     Terminal Rodoviário Municipal

Projeto Regional

O projeto “Construção de Usinas Fotovoltaicas na Bacia do Paraopeba” compõe o Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho, que provocou 272 mortes e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Além de Curvelo e Morada Nova de Minas, outros nove municípios da região atingida também estão recebendo usinas de captação de energia solar. Entre janeiro e março deste ano, os compromitentes do Termo de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG) – autorizaram o início da instalação de 114 unidades em nove municípios, sendo: Biquinhas (3), Caetanópolis (6), Felixlândia (1), Florestal (1), Maravilhas (21), Pequi (11), São José da Varginha (9), Juatuba (54) e Papagaios (8).

A execução dos projetos de reparação socioeconômica é acompanhada por auditoria independente da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O andamento pode ser acompanhado no portal da auditoria da FGV. Em Curvelo, além das usinas fotovoltaicas, outros dez projetos para fortalecimento dos serviços públicos (Anexo I.3) estão em execução. Já em Morada Nova de Minas, são nove projetos no total.