Reparação Brumadinho: Propriedades rurais de Juatuba vão receber usinas para geração de energia solar

Os 54 agricultores contemplados foram selecionados pela prefeitura e são vinculados ao Programa Municipal de Agricultura Familiar

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Produtores rurais de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vão receber um importante projeto para fortalecer as atividades agrícolas no município. Serão fornecidas e instaladas usinas para geração de energia fotovoltaica – ou energia solar – em 54 propriedades ligadas à agricultura familiar. A iniciativa foi selecionada após a Consulta Popular realizada na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. O projeto tem valor estimado de R$ 1,8 milhão e será executado pela mineradora com recursos do Termo de Reparação

Os 54 agricultores contemplados foram selecionados pela prefeitura. São produtores vinculados ao Programa Municipal de Agricultura Familiar, realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que acompanha os participantes e fornece apoio às atividades executadas.

As potências e capacidades das usinas variam de 1,5 kW a 13,5 kW. Entre os principais objetivos do projeto estão a utilização de energia limpa e a redução dos custos para a realização das atividades agrícolas. O prazo previsto para a construção das usinas fotovoltaicas é de 11 meses, sendo aproximadamente cinco meses para o planejamento e seis para os serviços de instalações e operações. 

Reparação socioeconômica  

Juatuba é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.   

O projeto “Construção de Usinas Fotovoltaicas em Juatuba” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação. A iniciativa está no chamado grupo de “Projetos Regionais”, que prevê a instalação de usinas para geração de energia solar nos municípios atingidos da Bacia do Paraopeba. Em janeiro deste ano, os compromitentes do Termo de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG) – autorizaram a instalação de 52 usinas em sete municípios atingidos. Este projeto também encontra-se em andamento. 

Atualmente, Juatuba conta com dez projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. Os trabalhos são acompanhados pela auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 



Últimas