Represa Várzea das Flores será interditada no Carnaval

Todos os acessos ao espelho d’água, que fica entre Betim e Contagem, serão fechados de 18 a 21/2

Copasa / Divulgação

A Copasa, em parceria com as prefeituras, Guarda Civil, Defesa Civil e órgãos fiscalizadores de Betim e Contagem, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Estado de Minas Gerais e Marinha do Brasil, decidiram pela interdição da orla da represa Várzea das Flores durante o Carnaval, que neste ano de 2023 ocorrerá entre os dias 18 e 21/2/2023.

A medida, que ocorre desde 2015, atende recomendação emitida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a pedido da Copasa, de proibição da prática de esportes náuticos e a realização de eventos festivos na orla da represa, com o objetivo de preservar a lagoa e evitar danos ambientais que possam prejudicar o abastecimento público da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, durante os dias de carnaval todos os acessos à represa serão fechados e fiscalizados/patrulhados.

A represa Várzea das Flores, situada entre os municípios de Betim e Contagem, é um dos cinco mananciais que compõe o sistema integrado de abastecimento metropolitano.

Com uma extensão de 550 hectares e uma produção diária de 1,4 mil litros de água por segundo, a represa é responsável pelo fornecimento de água que abastece parte das cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano.