Resolução altera regras de funcionamento da Cidade Administrativa na Onda Verde

Local poderá ter ocupação máxima, mas o Regime Especial de Teletrabalho continua em vigor enquanto durar o estado de calamidade pública

Foi publicada nesta quarta-feira (17/11) a Resolução Conjunta nº 10.456, de 12/11/2021, das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Saúde (SES-MG), que altera as regras para realização de trabalho presencial na Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves, sede do Executivo mineiro, conforme as orientações pertinentes ao momento atual da pandemia de covid-19.

A resolução se refere ao protocolo para a retomada gradual do trabalho presencial. A Cidade Administrativa poderá ter, na Onda Verde, o percentual de 100% dos servidores atuando no local, mas a definição sobre a retomada das atividades presenciais dos servidores cabe ao dirigente máximo de cada órgão. O regime especial de teletrabalho, implementado no Governo de Minas em março de 2020, continua em vigor enquanto estiver mantido o estado de calamidade pública, previsto até o dia 31/12 conforme decreto nº 48.205/2021.

Medidas de segurança

Para que o retorno gradual dos servidores ao trabalho presencial seja seguro, a Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad), vinculada à Seplag, vem seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e normativos relacionados e estabelecendo uma série de regras e orientações.

Além da utilização de máscara de proteção durante todo o tempo de permanência no complexo, é necessário evitar aglomerações e higienizar frequentemente as mãos. Foram disponibilizados totens de álcool em gel em todo o complexo predial.

Entre os novos procedimentos adotados estão a disponibilização de mais mesas e cadeiras nos espaços comuns (refeitórios, Centro de Convivência, 9º andar Minas e Gerais) e também de mais horários da linha de ônibus fretado, que faz o trajeto internamente no estacionamento e entre a Cidade Administrativa e a estação de metrô Vilarinho.

Entre as outras medidas adotadas estão:

● Desinfecção dos prédios em parceria com o Exército brasileiro;

● Instalação de painéis de acrílico nas recepções;

● Aquisição de bebedouros com acionadores automáticos;

● Intensificação da aspiração de carpetes e limpeza em todos os ambientes;

● Disponibilização de álcool em gel nos pontos de ônibus fretado.