Reunião técnica direciona ações concretas de promoção ao desenvolvimento integrado

Grupo de Trabalho 7 do Cosud foi conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) liderou, nessa sexta-feira (2/6), em Belo Horizonte, os trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) 7, com o tema Desenvolvimento Econômico, na 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). As atividades foram realizadas na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), espaço integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Os participantes - divididos em subgrupos - discutiram temas pertinentes ao desenvolvimento econômico das duas regiões em diferentes setores, de forma ampla e integrada. 

Comércio Exterior e Investimentos Internacionais 

Um dos primeiros a iniciar as discussões foi o subgrupo relacionado a Comércio e Investimentos Internacionais. Os presentes discutiram, dentre outras questões, a internacionalização dos estados integrantes do Cosud para o comércio exterior. Além disso, levantaram pontos relevantes sobre a atração de investimentos e uma maior participação do bloco em ações externas. 

João Paulo Braga, diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimentos do Governo de Minas (Invest Minas), avaliou que as discussões realizadas neste GT foram fundamentais para Minas Gerais, tendo em vista que representam "uma oportunidade de fortalecer a imagem do estado e do Brasil no exterior e, com isso, captar mais oportunidades de negócios por meio da união de esforços entre os estados que compõem o Cosud”.

Energias renováveis 

O segundo tema desenvolvido pela Sede teve como foco uma das mais importantes pautas da secretaria: energia.

Com o tema “Fomento à produção e a cadeia produtiva do biogás e biometano”, o grupo foi composto por integrantes de Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Durante a reunião, entraram em pauta maneiras como os estados consorciados podem adotar práticas conjuntas para desenvolverem a cadeia produtiva deste tipo de energia - que é limpa, barata e renovável. Isso vai permitir a geração de mais empregos e renda nesta cadeia, incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação, atração de investimentos e adoção de boas práticas regulatórias e legislativas. 

Emprego e renda em foco

O tema que norteou as discussões dos grupos de trabalho da edição mineira do Cosud foi a geração de emprego e renda. A pauta, carro-chefe das ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, contribuiu para o fortalecimento de políticas públicas capazes de impulsionar ações que impliquem na criação de novos postos de trabalho e melhoria da renda dos cidadãos de seis estados do Sul e Sudeste do Brasil. 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Cosud é uma ótima oportunidade para fortalecer relações e ressaltar boas práticas da governança pública.

“Abordamos sobre energias renováveis e vários projetos para impulsionar ainda mais o setor, passando por biometano, hidrogênio verde, além de energia solar fotovoltaica, na qual Minas se destaca. Já em relação ao Comércio Exterior, avançamos no sentido de promover a atração de investimentos globais, com a intenção de criar um bloco do Cosud, a fim de levar para todo mundo a força de um Brasil que dá certo”, resumiu.



Últimas