Romeu Zema acompanha vacinação contra a covid-19 em Ibiá, no Alto Paranaíba

Governador também fez doação de salário para a Apae da cidade; essa é a 53ª instituição beneficiada no estado

O governador Romeu Zema acompanhou, nesta terça-feira (6/7), a vacinação contra a covid-19 em Ibiá, no Alto Paranaíba. Na cidade, Zema também visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para a qual doou metade do salário de governador (R$ 3.982,65). O recurso será usado para melhorias na instituição.

Durante a vacinação, Romeu Zema destacou a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios para acelerar o combate à pandemia.

“Fiz questão de vir acompanhar a vacinação em Ibiá, que está muito bem organizada e estruturada. Parabenizo a secretaria municipal de Saúde e a prefeitura. Unindo o esforço do Estado para distribuição rápida das vacinas e a aplicação efetiva por parte das autoridades municipais, vamos ampliando cada vez mais a imunização dos mineiros”, afirmou. Pela manhã, o governador também fez uma caminhada para conscientização sobre o uso de máscara de proteção contra a covid-19 na cidade.

Das 15 milhões de doses de vacina recebidas por Minas até o último sábado (3/7), 12.736 foram destinadas à cidade de Ibiá, que tem uma população de 25 mil habitantes. Desde o início da pandemia, a macrorregião de Saúde Triângulo do Sul teve aumento de 92,3% no número de leitos de UTI, contando agora com 125 unidades para atendimento aos pacientes.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Doação

Ainda em Ibiá, Romeu Zema visitou Apae da cidade, para a qual doou metade do salário de governador (R$ 3.982,65).

A unidade funciona desde 1970 e é a mais antiga da região. São atendidos 139 alunos na parte educacional, enquanto na área da saúde são, em média, 50 atendimentos por semana. A Apae faz ainda o atendimento especializado nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

A diretora Maria Célia Castro destaca que os banheiros da unidade estão precisando de reforma.

“Aproveitamos que as aulas ficaram paralisadas para reformar a nossa estrutura, pintar e receber melhor os alunos. Infelizmente, não tivemos dinheiro para reformar os banheiros e é para isso que vamos usar o recurso recebido. Esse é o primeiro governador a visitar a nossa instituição. Estamos muito honrados”, contou Maria Célia.

Também acompanharam a agenda o presidente da Apae, Hilceu Geraldo da Silva; o deputado estadual Bosco; entre outras autoridades.