Governo de Minas anuncia a regularização fundiária de 8 mil imóveis em Santa Luzia, na Grande BH

Governador visitou famílias que serão beneficiadas pelo programa Minas Reurb e conheceu uma escola revitalizada pelo Mãos à obra

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (27/8), famílias em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que serão beneficiadas pelo programa Minas Reurb. O objetivo é a regularização fundiária urbana, normalizando assentamentos irregulares e a titulação de seus ocupantes.

Cerca de 8 mil famílias localizadas nos bairros Palmital, Vila Nova Conquista e Santa Matilde garantirão o direito social à moradia e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

O primeiro encontro do governador foi com o barbeiro Helder Lúcio Soares Junior, de 28 anos, um dos beneficiados com a regularização fundiária. “O Governo de Minas, juntamente com a prefeitura, está empenhado na regularização de milhares de imóveis, e o seu será um deles. Isso significa que você terá garantia em documento que esse imóvel é seu. E isso abre muitas portas, como por exemplo poder utilizar o imóvel como garantia para ter acesso a recursos”, comentou o governador.

A família do Patrick de Jesus Gonçalves, auxiliar de topografia, de 28 anos, também será beneficiada pelo Minas Reurb. Zema teve a oportunidade de dar a notícia pessoalmente, conhecer o imóvel e a história de vida do Patrick.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Volta às aulas

Outro compromisso do chefe do Executivo foi a visita à Escola Estadual Lafaiete Gonçalves. Zema acompanhou o processo de volta às aulas e conheceu as instalações que foram reformadas.

A unidade foi contemplada pelo do Mãos à Obra na Escola. A reforma geral da instituição foi concluída em maio deste ano. Já as obras para reforma emergencial do muro estão em andamento, com previsão de conclusão em janeiro de 2022.

A iniciativa destina recursos para reformas e melhorias na infraestrutura das escolas públicas estaduais e tem propiciado investimento e transformação do ambiente escolar, desde o início da atual gestão.

Durante a visita, o governador deu a notícia ao diretor da unidade educacional, Rodrigo Martins de Souza, que a quadra Poliesportiva receberá a reforma tão esperada.

“Tive a oportunidade de escutar do Rodrigo, diretor da escola, que o Mãos à Obra proporcionou uma grande transformação. Os alunos que retornaram à instituição, em 3 de agosto, estão encontrando um prédio totalmente diferente daquele que existia no início da pandemia, quando as aulas foram suspensas. Outra boa notícia é que a obra da quadra será executada. Dessa forma, teremos uma escola completa”, explicou.

Apae

A Apae de Santa Luzia foi a instituição escolhida para a receber a doação do salário do governador. Romeu Zema doa seu salário desde o primeiro mês de sua gestão para diferentes entidades filantrópicas, de acordo com a demanda identificada.

Ainda em Santa Luzia, Zema visitou a pavimentação da Estrada do Bom Destino, de responsabilidade do município.



Últimas