Romeu Zema anuncia implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubá, Zona da Mata

Serão investidos R$ 116 milhões, por meio da Copasa, beneficiando cerca de 650 mil pessoas da região

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (26/2), a implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário em Ubá, na Zona da Mata. A obra é uma antiga demanda do município, que apesar de ser uma das principais cidades da região, ainda não conta com o serviço.

Serão investidos, por meio da Copasa, R$ 116 milhões na implantação do sistema. Além de gerar cerca de 150 empregos diretos e 100 indiretos, o empreendimento representará um salto de qualidade de vida para a população de Ubá.

Quando estiver implantado todo o sistema, o impacto será positivo na vida de 650 mil pessoas da região, com benefício para mais de 90% da população do município.

“O que me traz a Ubá é uma pauta muito positiva: investimento, geração de emprego, melhorias para meio ambiente e qualidade de vida da população. Apesar da grave crise financeira vivida pelo Estado, o Governo de Minas tem feito todo o esforço possível para melhorar os serviços prestados à população. Essa obra que estamos iniciando é um exemplo disso”, afirmou o governador Romeu Zema.

O sistema contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 160 litros de esgoto por segundo, e de 15 unidades de bombeamento (estações elevatórias).

Também serão construídos mais de 61 mil metros de redes coletoras e interceptores que conduzirão o esgoto para tratamento antes de ser devolvido ao Ribeirão Ubá. Iniciadas neste mês, as obras deverão beneficiar, diretamente, mais de 90% da população ubaense.

Romeu Zema ressaltou que, mesmo com carência de recursos, o Governo de Minas está conseguindo importantes avanços nas áreas da segurança pública, educação, saúde e econômica. Ele também falou sobre a importância de o país promover as reformas administrativa e tributária.

“Vejo o futuro com bons olhos. No entanto, tenho que destacar que o Brasil necessita de reformas. Nos últimos 40 anos o país ficou estagnado. E o pior: nos últimos dez anos nós andamos para trás. O Estado brasileiro precisa se modernizar por meio das reformas administrativa e tributária”, disse.

Copasa

O diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, destacou que a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário é uma obra do presente, mas com resultados para o futuro. “O saneamento no Brasil, muitas vezes, tem sido negligenciado, considerado uma obra que não aparece. E o governador tem dado importância e permitido que atuemos visando o futuro e com uma sensibilidade social”, afirmou.

Benefícios

O correto tratamento do esgoto traz diversos benefícios econômicos, sociais e ambientais, não só para a cidade de Ubá, como também para toda a região.

Ao se fazer o tratamento adequado dos efluentes gerados no município, todas as cidades localizadas ao redor também são beneficiadas, preservando-se, assim, a qualidade da água do manancial que abastece a área.

Após o anúncio dos investimentos da Copasa, o governador se reuniu com os prefeitos da região. Além de ouvir os pleitos durante o encontro, Zema teve a oportunidade de falar sobre a gestão do Governo de Minas, as dificuldades enfrentadas, mas, sobretudo, os resultados e os objetivos já alcançados.



Últimas