Governo de Minas anuncia investimentos de R$ 20,5 mi para a Universidade Federal de Uberlândia

A cidade e outros cinco municípios da região recebem kits da Defesa Civil para auxiliar na prevenção aos desastres e atendimento à população

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quinta-feira (28/10), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o repasse de R$ 20,5 milhões em investimentos para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também foram entregues kits da Defesa Civil para a cidade e outros cinco municípios da região, para estruturação dos serviços de prevenção aos desastres e atendimento e assistência à população, especialmente no período chuvoso.

Os recursos destinados para a universidade serão utilizados para a conclusão das obras da nova unidade da UFU em Patos de Minas – com intervenções já está em andamento –, além de reformas, aquisições de equipamentos tecnológicos, entre outras benfeitorias para alunos e professores.

De acordo com o governador, o investimento na universidade demonstra a valorização do conhecimento e da ciência pelo Governo de Minas. “Estamos colocando a Educação onde ela sempre mereceu estar em termos de prioridade. Uma gestão voltada para a austeridade orçamentária possibilita investimentos como esse”, lembrou.

Já o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Júnior, alertou que as universidades federais sofreram, nos últimos anos, restrições orçamentárias importantes. “Assim, o Governo de Minas, por meio do governador, ao realizar o repasse de R$ 20,5 milhões, teve a sensibilidade de entender esse momento difícil”, afirmou.

O investimento na UFU faz parte do Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais, que prevê a destinação de mais de R$ 500 milhões, pelo Estado, a dez universidades federais mineiras, em 79 projetos.

Também serão contempladas com recursos do projeto as universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, UFMG, São João del-Rei, Viçosa, Triângulo Mineiro e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Defesa Civil

Durante o evento, também foram entregues kits da Defesa Civil para seis municípios da região. Cada conjunto para atendimento à população é composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. São, ao todo, 497 kits, no valor de R$ 163,4 mil cada. Além de Uberlândia, estão sendo beneficiadas as cidades de Capinópolis, Gurinhatã, Prata, Araguari e Monte Alegre de Minas.

A entrega faz parte do maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais, segundo a instituição.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques, mencionou o trabalho integrado entre os Poderes para equipar as Defesas Civis municipais. “Além da integração, é preciso atuar de forma sinérgica. Só assim alcançaremos a eficiência que desejamos”, reforçou.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Prevenção de desastres

Com essa ação, serão estruturados 60% dos municípios mineiros, dando condições logísticas para atuarem, tanto na prevenção aos desastres quanto no atendimento e assistência à população.

Para selecionar os municípios contemplados, o Gabinete Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou um Edital de Chamamento Público.

Gil Leonardi / Imprensa MG

No total, 534 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. O material foi conferido e analisado pela Cedec, que fez a classificação dos 479 municípios contemplados.

Ensino médio

O governador também visitou a Escola Estadual Teotônio Vilela, que receberá mobiliários para salas de aula. A unidade será beneficiada com 14 conjuntos de mesa e cadeira de professor e 445 kits de carteiras para alunos, num total de R$ 166,3 mil.

Além disso, a escola recebeu R$ 291,4 mil para a aquisição de mobiliários e equipamentos diversos, entre eles aparelhos de som, bebedouros, eletrodomésticos para equipar as cozinhas e refeitórios, ventilador, etc. A unidade também oferta Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e recebeu cerca de R$ 66 mil para aquisição de materiais e serviços de reparo para o EMTI.