Romeu Zema entrega 48 casas em Paraopeba, na região Central

Inauguração do Conjunto Santa Catarina III vai realizar o sonho da casa própria de famílias do município, muitas delas chefiadas por mulheres

O governador Romeu Zema inaugurou, nesta sexta-feira (6/8), o Conjunto Habitacional Santa Catarina III, em Paraopeba, na região central do Estado. São 48 casas entregues por meio da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), fruto da parceria com o Programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica Federal. A entrega das chaves às famílias que estão realizando o sonho de adquirir a casa própria foi feita durante solenidade no próprio conjunto.

Para a construção das casas foram investidos, no âmbito do Programa Casa Verde e Amarela, R$ 3,6 milhões pela Caixa Econômica Federal com recurso proveniente do FGTS. A Cohab Minas foi o órgão executor da obra, sendo responsável por todo o trabalho operacional e de gestão do empreendimento, atuando desde o processo licitatório até o registro dos imóveis em cartório.

Na entrega, o governador Romeu Zema destacou o empenho da gestão para solucionar o déficit habitacional em todas as regiões do estado.

"É uma satisfação enorme entregarmos, hoje, 48 casas por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal. Queremos que isso se repita em todas as cidades de Minas. Queremos dar muitos passos no que diz respeito à regularização fundiária urbana e rural. Esses passos são fundamentais para que o mineiro venha a ter mais dignidade", disse.

O governador também ressaltou que, das 48 casas entregues em Paraopeba, 22 terão como titulares mulheres, chefes de família.

"Fico muito satisfeito por essas casas terem boa parte das sua ocupantes mulheres, isso demonstra que elas têm cada vez mais protagonismo como chefes de família. Desejo que vocês tenham muita felicidade nesta casa. Temos feito tudo que podemos por Minas Gerais. Equilibramos as contas, organizamos a casa, prestamos um serviço melhor ao cidadão, e essa entrega faz parte disso", afirmou.

Realização

Vanda Fernandes da Silva, uma das contempladas, falou em nome de todos os mutuários e destacou que a entrega é a realização de um sonho.

"Esse foi um dos sonhos mais intensos que vivenciamos. E quando parece não ter saída aparecem anjos, como aqueles que criaram esse projeto. Tínhamos um sonho e graças a Deus e a vocês conseguimos transformar em realidade. Obrigada a todos que tornaram isso possível", afirmou.

Durante a cerimônia, o prefeito de Paraopeba, Juca Bahia, ressaltou a importância da entrega e também lembrou a regularização do salário dos servidores públicos estaduais, com o pagamento integral nesta sexta-feira, 5º dia útil do mês.

"O lar é uma das coisas mais importantes da vida, pela segurança de ter sua casa, sair do aluguel. Em Minas, estamos vivendo um novo período. Esse governo pegou o estado falido, retendo dinheiro das prefeituras, e, hoje, depois de cinco anos, o governo voltou a pagar o funcionalismo em dia", comemorou.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado Elizabeth Jucá (Desenvolvimento Social) e Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico); o deputado estadual Douglas Melo; o deputado federal Marcelo Aro; o presidente da Câmara Municipal de Paraopeba, Mauro Rodrigures Brasilino; o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim; o presidente da Cohab Minas, Bruno Oliveira Alencar; entre outras autoridades.

Estrutura

Todas as moradias entregues nesta sexta-feira possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço, totalizando 40,79 m² de área, com possibilidade de expansão horizontal. São casas com laje pré-moldada revestida sobre a cozinha e forro PVC nos demais cômodos, além de telhado cerâmico com engradamento metálico.

Na sala, quartos, cozinha e banheiro o piso é de cerâmica. A área de serviço tem piso cimentado. As paredes do banheiro, cozinha e área de serviço têm revestimento cerâmico numa altura de 1,5 metro. As casas são entregues com pintura látex na parte interna e pintura acrílica na parte externa. Todas as moradias podem ser adaptadas em termos de acessibilidade para cadeirantes.

Casa Verde e Amarela

Programa habitacional do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda a uma moradia digna, garantindo mais qualidade de vida. A meta é atender 1,6 milhão de famílias com o financiamento habitacional até 2024.

O programa tem como o público alvo famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 7.000,00 (sete mil reais).
Para a construção de cada casa do conjunto Santa Catarina III foram gastos aproximadamente R$ 76 mil. Parte deste recurso foi subsidiado pelo programa e a outra parte será financiada pela Caixa.

Os valores do subsídio e as formas de financiamento são definidos pela renda bruta familiar de cada família beneficiada.