Romeu Zema recebe familiares de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho

Na presença dos responsáveis pelo Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, governador garantiu a continuidade das buscas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu nesta quarta-feira (18/9), na Cidade Administrativa, familiares de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro deste ano. As escutas às famílias fazem parte do plano de ação do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, instituído ainda em fevereiro pelo governador. Além da continuidade das ações emergenciais já em desenvolvimento pelo grupo, uma nova fase está sendo iniciada com o objetivo de reparar e compensar os atingidos.

Romeu Zema garantiu às famílias que os homens do Corpo de Bombeiros Militar de Minas continuarão atuando na região e buscando as 21 vítimas ainda não localizadas. “Sei que nada do que eu diga vai confortar vocês, mas garanto que as buscas vão continuar e que estamos empenhados em atender aos anseios das famílias. Estou ao lado de vocês e quero ouvir as demandas e anseios”, afirmou aos representantes das famílias Andresa Rodrigues, Geraldo Batista Resende, Josiana de Sousa Resende, Josiane Melo.

Presente no encontro, o comandante-geral dos Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo, reforçou que 140 homens atuam no local e que novos cães farejadores chegaram para reforçar as buscas e atuar na região da tragédia. “Vamos continuar trabalhando em respeito às famílias e essa é uma ordem do governador para dar todo o suporte a vocês”, disse.

O chefe da Polícia Civil de Minas, delegado-geral Wagner Pinto, falou sobre o trabalho da instituição na identificação dos corpos e dos segmentos corpóreos. Ao todo, 249 vítimas foram identificadas e 49 amostras de DNA estão em análise. “O trabalho está sendo bem conduzido. Além da identificação, há ainda o trabalho de investigação que vai definir a responsabilidade penal pelo rompimento da barragem e que está em fase de conclusão”, garantiu.

A continuidade do trabalho dos bombeiros nas buscas e a identificação dos corpos pela Polícia Civil são demandas apresentadas pelas famílias presentes no encontro e que foram atendidas pelo governador. Também estão em andamento as definições sobre a construção de um memorial em Brumadinho em homenagem às vítimas.

A coordenadora do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, Luisa Barreto, explica que a reparação das vítimas é uma importante etapa do trabalho do grupo, além da garantia do controle ambiental, da captação de água, das ações na área da Saúde e do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar. “Temos que ouvir as famílias. Essas escutas são fundamentais”, completou.



Últimas