Romeu Zema visita Governador Valadares para prestar apoio e levar ações do governo

Governador foi conhecer de perto a realidade do município após às fortes chuvas que causaram estragos e deixaram milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas

Crédito: Governo de Minas Gerais / Divulgação

O governador Romeu Zema visitou, na tarde desta quarta-feira (29/1), o município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para conhecer de perto a situação do município, que sofreu com as fortes chuvas dos últimos dias. Milhares de moradores ficaram desalojados e desabrigados com a elevação do nível do Rio Doce, o que causou alagamentos por diversos pontos da cidade.

Durante a visita, Zema conversou com moradores e comerciantes para entender os problemas e apresentou as ações que o Governo do Estado vem tomando para minimizar e tentar evitar novas tragédias.

“Sobrevoamos e depois visitamos várias regiões das cidades que foram atingidas pela cheia do Rio Doce. Fiz questão de entrar nas residências e comércios para ver aquilo que as pessoas realmente estão vivendo. Ninguém consegue tomar as melhores decisões somente com base em relatórios, é bom ir conversar para entender melhor o problema”, afirmou o governador.

Zema destacou as ações já tomadas pelo Governo de Minas em apoio aos municípios, principalmente na ajuda humanitária, a partir da Defesa Civil e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

“O Estado tem feito tudo o que está ao alcance dele. O processo aqui em Governador Valadares foi muito bem conduzido pela prefeitura, que tem a responsabilidade sobre a Defesa Civil local, e nós demos todo o apoio por meio da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais. Além disso, já tomamos algumas medidas efetivas que vão ajudar os municípios. Uma delas é adiantar o Piso Mineiro de Assistência Social, no valor de três meses, para que as prefeituras já tenham algum recurso para poder utilizar em situações como essa”, disse.

Romeu Zema também lembrou do anúncio feito, na manhã desta quarta-feira (29/1), de que o governo irá adiantar, às mais de 120 cidades que decretaram situação de emergência, o pagamento das parcelas relativas ao acordo firmado com os municípios. O adiantamento corresponderá às parcelas de fevereiro e março, sendo que a de janeiro será paga no próximo dia 31, conforme previsto.

O esforço e a articulação do Executivo estadual, segundo Zema, continuarão para que os municípios sejam cada vez mais assistidos. Nesta quinta-feira (30/1), o governador irá se reunir novamente com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, desta vez na capital federal.

"Estarei novamente com o ministro, em Brasília, pleiteando agilidade por parte do ministério no atendimento às prefeituras. Elas já foram orientadas para encaminharem ao ministério aquilo que elas tiveram de danos, aquilo que precisam ser ressarcidas em relação a recursos humanitários também. Tudo isso está sendo acompanhado pelo meu governo. A nossa Defesa Civil está em alerta 24 horas por dia e eu tenho feito questão de acompanhar todos os trabalhos para que as coisas saiam da melhor forma possível”, finalizou.

O governador esteve acompanhado do coordenador estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, da secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, do prefeito de Governador Valadares, André Merlo, e de demais lideranças políticas da região.