Romeu Zema visita Ouro Preto e destaca ações para a retomada das atividades da Cultura e Turismo no estado

Objetivo é criar 100 mil empregos no setor e colocar Minas entre os três maiores destinos do país; governador também esteve em Ouro Branco

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Finalizando as agendas de trabalho na região Central do estado, o governador Romeu Zema esteve na tarde desta sexta-feira (25/6) em Ouro Preto, onde se reuniu com prefeitos da microrregião e representantes do setor produtivo, turístico e cultural. Zema apresentou algumas das ações desenvolvidas por sua gestão para a retomada das atividades no estado.

“Desde o início do nosso governo, nosso foco tem sido a geração de empregos. Temos conseguido atrair investimentos em uma velocidade que nunca aconteceu. Nestes dois anos e cinco meses foram mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados, que estão acontecendo em todo o estado. Com a pandemia, os setores de turismo, cultura e eventos foram muito afetados. Nós estamos planejando uma rápida retomada destes setores, na medida em que o processo de vacinação avança”, afirmou o governador Romeu Zema.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que acompanhou a agenda do governador em Ouro Preto, destacou a representatividade do município no turismo cultural mineiro e falou sobre os projetos desenvolvidos pelo governo, como o Reviva Turismo, que dará impulso à retomada gradual e segura das atividades turísticas

“Biossegurança, estruturação, marketing e capacitação são os pilares do nosso projeto de retomada do turismo. A meta, lançada pelo governador, é criar 100 mil empregos até 2022 e colocar Minas Gerais entre os três maiores destinos do país”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura.

Um dos principais objetivos do Reviva Turismo é resgatar o setor, um dos mais prejudicados pela crise em função da pandemia de covid-19, e estimular toda sua cadeia produtiva, que envolve oficialmente 15 segmentos econômicos, segundo critérios do Ministério do Turismo. O programa vai investir cerca de R$ 17,5 milhões em 2021, por meio de parcerias público-privadas e patrocínios. Em Minas Gerais, o setor é responsável por cerca de 12% das empresas e quase 8% dos empregados formais.

Demandas

Em Ouro Preto, Zema se reuniu com representantes de diversos setores da economia e, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, falou sobre as ações de seu governo para tornar Minas Gerais o estado brasileiro mais atrativo para os empreendedores, com mais competitividade e confiança para se investir, propiciando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

Em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, Zema esteve reunido com o prefeito ouro-pretano, Ângelo Oswaldo, e demais prefeitos da microrregião. O governador apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pelo seu governo e ouviu as demandas regionais. Segundo ele, o objetivo destes encontros é conhecer de perto a realidade e os problemas locais.

“Estamos fazendo uma gestão próxima das pessoas, da realidade das cidades. Sempre procuro me reunir com o setor produtivo para ouvir as suas dores, com prefeitos e vereadores. Desta maneira, acabo entendendo melhor as necessidades locais para tomar as decisões mais adequadas”, afirmou o governador.

Ouro Branco

Pela manhã, Zema também se reuniu com o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, para conhecer as demandas da cidade. O prefeito destacou que o acordo realizado pela atual gestão para o pagamento das dívidas deixadas pelo governo passado, além de manter os repasses de seu governo em dia, tem permitido o reequilíbrio das contas do município e o planejamento dos investimentos em Saúde, Educação e demais setores.

Em Ouro Branco, Zema também fez uma caminhada para distribuição de máscaras e conscientização para a prevenção ao coronavírus. “O momento ainda requer cuidados. É preciso usar máscaras, manter o distanciamento social e higienizar bem as mãos, mesmo aqueles que já se vacinaram”, lembrou o governador, durante conversa com comerciantes e a população sobre os cuidados que ainda devem ser tomados.



Últimas