Sabores, saberes e destinos de Minas Gerais são promovidos em Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto

Estado participou do evento com estande próprio e painel estratégico sobre regionalização do setor

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas participou da 5ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur) 2025, com estande próprio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e uma programação estratégica diversificada e enraizada nos territórios mineiros.

O evento ocorreu de 4 a 6/6, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), reunindo gestores públicos, profissionais do setor, operadores, estudantes e apaixonados por turismo e cultura, promovendo conexões, lançamentos e experiências que refletem a riqueza cultural e turística do estado.

Turismo como política pública estruturante

A participação de Minas no Festur demonstra o compromisso do Estado com a regionalização do turismo como política pública de desenvolvimento. A aposta na valorização das identidades locais, no fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e na atuação integrada com os municípios torna o turismo um vetor estratégico para geração de renda, inclusão e sustentabilidade.

 

 

"O Festur reafirma o papel do turismo como política pública de desenvolvimento em Minas. Não se trata apenas de atrair visitantes, mas de revelar o valor de nossos territórios, de nossas culturas e de nossa gente", diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

 
   
   


Ainda segundo o secretário, "cultura e turismo, juntos, são forças transformadoras, capazes de gerar renda, pertencimento e futuro. Minas é um destino de alma, que pulsa em cada cidade, em cada sabor e em cada memória".

Entre os destaques da programação, o Fórum Estadual de Empreendedores, Secretários de Turismo e Cultura abriu o evento com o tema "Gestão Pública de Resultados e Investimento no Turismo", com palestra de abertura conduzida por Thiago Akira, especialista em marketing digital com foco em posicionamento estratégico no setor.

Painéis estratégicos: identidade, sustentabilidade e transformação

O Painel 1, com o tema “Identidade, Sustentabilidade e Desenvolvimento – A Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais”, teve a participação do superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secult, Petterson Tonini, ao lado de Rodrigo Cezário (Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável) e Flávio Malta (Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto). 

"Estar no Festur é estratégico para fortalecer a regionalização do turismo em Minas. Estamos construindo o futuro com base nas nossas identidades, vocações e territórios, valorizando a governança e as pessoas", destaca Petterson Tonini.

Já o Painel 2, "O Turismo que Transforma: O Poder do Desenho de Experiências na Valorização dos Territórios", foi mediado por Nádia Giannini (Sebrae-MG) e teve participação de Thaís Miranda (Secult), com a apresentação do projeto estratégico de diversificação da oferta turística, além de Leonardo Esteves (Brumatur Viagens), com o Destino Veredas.

Estande de Minas: experiências, encontros e território

O estande de Minas Gerais funcionou como um espaço de vivências criativas e afetivas. Com oficinas, experiências gastronômicas e lançamentos de roteiros turísticos, o ambiente valorizou o fazer mineiro e a diversidade dos territórios.
 

 

"A participação de Minas no Festur é uma vitrine estratégica para mostrar a diversidade dos nossos destinos e o impacto concreto das políticas públicas de regionalização. Cultura e turismo são pilares do desenvolvimento sustentável dos municípios mineiros", afirma a subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira.

 
   
   

 



Últimas