Santa Bárbara é o segundo município a ser treinado para eventual rompimento de barragem

Expectativa de participação é de cerca de 1.600 pessoas que vivem na área considerada de risco participem dos encontros

imagem de destaque
Equipe da Cedec vai realizar reuniões com as comunidades em cinco locais
  • ícone de compartilhamento

Moradores do município de Santa Bárbara, em Minas Gerais, serão orientados na noite desta quinta-feira (28/3), pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), sobre como agir em caso de emergência por rompimento de barragem. A cidade é a segunda a receber o treinamento dado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Cedec, neste ano. Na última segunda-feira (25/3), 3.626 moradores de Barão de Cocais participaram de uma simulação de evacuação.

A partir das 18h desta quinta-feira, em Santa Bárbara, serão realizadas reuniões da equipe da Cedec com as comunidades em cinco locais: Praça da Estação, Rua da Praia, Quadra do Tenente Carlos, Escola Cecília Alvares Duarte e Salão Comunitário. A expectativa é que cerca de 1.600 pessoas que vivem na área considerada de risco participem dos encontros.

Esses também estão entre os chamados locais de salvamento, para onde os moradores devem se dirigir, em caso de emergência. O coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, ressalta que é o momento para que as pessoas possam ter os devidos esclarecimentos sobre o estado de emergência, em razão da elevação do nível de segurança da Barragem Sul Superior para 3.

Na oportunidade, os participantes também serão instruídos sobre como agir durante o simulado de evacuação de emergência, que será realizado nesta sexta-feira (29/3), às 15h, em Santa Bárbara. Será o momento em que as famílias deverão sair de suas casas e se dirigirem, seguindo as orientações passadas, aos locais de salvamento indicados pela coordenadoria. Placas pelas ruas dos bairros afetados indicarão a rota a seguir.

A Barragem Sul Superior teve o nível elevado para 3, no sábado (23/3) o que significa risco iminente de ruptura. Apesar de estar localizada em Barão de Cocais, o tenente-coronel Godinho explica que, em caso de rompimento, Santa Bárbara poderá ser atingida após 2 horas e 30 minutos, segundo previsão de eventual mancha de inundação. “Vamos mostrar no mapa quais são exatamente esses pontos, para que os moradores tenham conhecimento de quem realmente está em uma área que poderá ser afetada”, destaca.

O próximo simulado da Cedec está previsto para a próxima quarta-feira (3/4), em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Clique nos links para acessar os pontos de emergência e os locais de salvamento.



Últimas