Saúde promove capacitação para inspetores da indústria de cosméticos em Minas

Evento reúne profissionais que atuam em municípios com empresas do setor

  • ícone de compartilhamento

Rafael Mendes

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, nesta segunda (25/9) e terça-feira (26/9), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o curso “Atualização de inspetores de Cosméticos e Saneantes da Visa/MG”. O evento reúne cerca de 50 inspetores sanitários que atuam em municípios que possuem indústrias de cosméticos com o objetivo de favorecer o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional dos técnicos.

“A atualização dos inspetores busca fortalecer a integração das equipes, atualização de normas e instruções para que as inspeções sejam bem qualificadas e atendam às necessidades da sociedade”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.

Alessandro de Souza Melo, diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres, destacou que a iniciativa visa alinhar as ações em todo o estado. “Um bom trabalho de inspeção de cosméticos deve ser norteado pela legislação atual, realizar uma abordagem adequada às empresas, identificar e controlar as boas práticas de fabricação. Neste sentido, buscamos alinhar os conceitos e as ações que possibilitem às empresas cumprirem as boas práticas de fabricação”, explicou.

Palestras e oficinas

Com o intuito de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos relevantes de acordo com a legislação, a capacitação foi programada intercalando palestras e oficinas. “Mesclando teoria e prática, a metodologia procura privilegiar os conhecimentos e as experiências dos profissionais que realizam inspeções rotineiras”, afirmou Alessandro de Souza.

Durante a manhã desta segunda-feira, a palestra abordou a validação aplicável às indústrias de cosméticos e saneantes. Além disso, os participantes acompanharam a apresentação da experiência de empresas sobre a validação de sistema de água. Na parte da tarde, a programação será preenchida com oficinas sobre a padronização da inspeção.

Já na terça, o curso vai abordar os paralelos entre as regulações brasileiras e europeias e apresentar o projeto de cooperação entre a SES-MG e a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF) na área de cosméticos. Para o dia, também está programada uma oficina sobre padronização da inspeção.



Últimas