Secretaria de Agricultura anuncia investimento de R$ 6,4 milhões em obras de infraestrutura no Projeto Jaíba

Serão realizadas macrodrenagem e a reparação de trecho do Canal CP3 onde foram identificados vazamentos que colocavam a estrutura em risco

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) prepara investimentos de R$ 6,4 milhões em obras de infraestrutura no Projeto Jaíba. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/11) pelo secretário Thales Fernandes, durante reunião, na Cidade Administrativa (BH), com o prefeito do município de Jaíba, no Norte de Minas, Reginaldo Antônio da Silva, e representantes do Executivo municipal. Os editais foram publicados neste mês.

Diego Vargas / Seapa

Cerca de R$ 4,5 milhões serão investidos em obras de reparo para a contenção de vazamentos no canal de irrigação denominado CP3, o principal do Projeto Jaíba, cuja vazão pode chegar a 20 metros cúbicos por segundo. Os vazamentos identificados poderiam comprometer o abastecimento da sede do município de Jaíba, que é atendida por este canal.

Como o principal canal da irrigação do Jaíba não pode ser esvaziado, a obra é de alta complexidade, demandando maquinário específico, utilização de geomembranas (um tipo específico de manta) e até mergulhadores no serviço de reparos.

Outra importante ação, com investimentos de recursos estaduais no valor R$ 1,9 milhão, são as obras de macrodrenagem da Etapa II do Projeto Jaíba.

A falta dessa intervenção na infraestrutura, ao longo das décadas, está ocasionando a elevação do lençol freático com a consequente inundação de aproximadamente 3 mil hectares.

A implantação de drenos vai viabilizar a infiltração do excesso de água das áreas inundadas drenando a área cultivada. As obras da Etapa I se iniciaram em 2020 e a expectativa é de que, com a conclusão da Etapa II, seja rebaixada a altura do lençol freático na área do projeto.

“Estamos muito orgulhosos da execução destas melhorias em uma estrutura de tamanha grandeza para a agricultura de Minas e para a economia da região Norte. Reafirmamos o nosso compromisso com a geração de empregos, renda e riqueza em Minas Gerais”, afirma o Secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

Reginaldo Antônio da Silva destacou a importância das obras. “Diversas áreas dentro do projeto têm problemas históricos de drenagem devido à topografia. A implementação dessas obras vai possibilitar mais segurança ao produtor na condução da sua lavoura. As obras dão a garantia da água para as atividades agropecuárias e do abastecimento humano”, afirma.

A Secretaria de Agricultura também assinou o termo de cessão gratuita de uso de imóvel, durante o período de cinco anos, para a reativação da Centraljai, que atua no segmento de cooperativas. Durante a reunião, também foram tratadas as demandas represadas de regularização fundiária. De 2020 até o momento, o Programa de Regularização Fundiária Rural do Governo de Minas já entregou 787 documentos de posse aos produtores da região.