Secretaria de Agricultura participa da inauguração de entreposto familiar em Felixlândia

Estabelecimento de pescado na região Central é o primeiro regularizado em Minas, com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em nome de pessoa física

Paula Machado / Divulgação Seapa

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) esteve representada, nesta terça-feira (12/4), na inauguração do Entreposto de Pescado Cheloni Peixe e Cia, no distrito de São José do Buriti, em Felixlândia, na região Central do estado. Este é o primeiro estabelecimento familiar do tipo, com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em nome de pessoa física, regularizado em Minas Gerais.

O local passa a funcionar, a partir deste mês, como um pequeno frigorífico de peixes, em especial tilápias, com câmara fria, equipamentos de embalagem a vácuo e capacidade para beneficiamento de mil quilos de pescado por dia. No entreposto, serão comercializados a produção do casal de produtores rurais Rodolfo e Elen Cheloni e o excedente produzido por outras famílias agricultoras do município.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, participou da oficialização e destaca que a conquista do casal ilustra a missão do Sistema Agricultura em trabalhar em prol do produtor rural. "Levantamos todos os dias com essa função, de viabilizar e de colocar Minas para crescer. E este é um exemplo, nós estamos aqui visualizando, o que nós vimos no papel em 2011. Nós estamos na casa do Rodolfo, na moradia dele, com um entreposto ao lado", afirma.

Regularização

A regularização do entreposto de Felixlândia foi possível graças a um trabalho conjunto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Seapa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Felixlândia, que durou quase quatro anos.

Segundo o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA, André Duch, a abertura do entreposto pode servir de inspiração para outras famílias agrícolas da região. "Além das questões social e econômica, nós somos pessoas consumidoras de um produto, e nós temos que exigir a qualidade do produto. E eu fico muito feliz com o reconhecimento do produtor pelo trabalho do IMA", agradece.

O processo teve início em agosto de 2018, quando Rodolfo Cheloni solicitou uma vistoria prévia ao instituto com objetivo de cadastro no programa da agroindústria familiar. Desde então, foram necessárias adequações na estrutura física, nos equipamentos e nas instalações do estabelecimento, apresentação de documentação e parecer favorável ao registro pela Coordenadoria Regional do IMA de Curvelo.

Para isso, a Emater-MG auxiliou a família produtora a buscar recursos junto ao Pronaf. O primeiro projeto para a construção do entreposto envolveu o valor de R$ 178,5 mil. Mais tarde, um novo financiamento, de R$ 164,7 mil, permitiu a aquisição de uma caminhonete frigorífica refrigerada.

O presidente da Emater-MG, Otávio Maia, lembrou a importância da agropecuária para a economia mineira. "A atividade que sustenta nosso estado, que gera tanto emprego, tanta renda, que tanto é reconhecida pelo nosso governador Romeu Zema. Aquele que se empenha, trabalha, produz, precisa de todo o nosso apoio, e nós estamos aqui para isso.

Sonho

O piscicultor Rodolfo Cheloni agradeceu a todos os envolvidos em sua conquista. "A minha luta não é diferente da luta de nenhum de vocês. Eu tive o prazer de contar com o apoio de pessoas trabalhadoras, batalhadoras, que me trouxeram até aqui, à realização deste sonho", diz.

O prefeito de Felixlândia, Nonô Carvalho, também destacou o apoio do Estado à agricultura local. "Um governo que com braço firme, com gestão coerente, com responsabilidade, principalmente fiscal, já tem conseguido cumprir o que governos anteriores não conseguiram cumprir com municípios. Investir é diferente de gastar", explica.

O entreposto familiar é o quarto regularizado em Minas, considerando os de pessoa física e jurídica. Antes dele, já foram inaugurados estabelecimentos do tipo em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, em Patrocínio e em Pedrinópolis, ambos no Alto Paranaíba. Todos estes três possuem Declaração de Aptidão do Pronaf registrada em CPNJ.

Felixlândia

O município de Felixlândia é o segundo maior produtor de tilápias do estado, de acordo com informações da Emater-MG, atrás somente de Morada Nova de Minas, também na região Central. Conforme dados da empresa vinculada à Seapa, a produção municipal de tilápias é em torno de 3 mil toneladas por ano.

O distrito de São José do Buriti, por sua vez, é um polo municipal da produção de pescado, com localização estratégica, que facilita a logística de distribuição dos produtos.