Secretaria de Fazenda recebe premiação Agilidade Brasil 2025 como ‘Destaque Órgão Estadual’

Apresentado no evento, projeto do Tesouro Estadual utiliza inteligência artificial para automatizar e agilizar tarefas burocráticas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) recebeu a premiação Agilidade Brasil 2025 como “Destaque Órgão Estadual”, durante o Agile Trends GOV 2025, nessa terça-feira (26/8), em Brasília. O projeto premiado é o Automação Robótica de Processos e Inteligência Artificial (Arpia), desenvolvido pela Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE).

O Arpia utiliza automação robótica de processos e inteligência artificial para automatizar e agilizar tarefas burocráticas, como pagamentos, cadastros, transferências e atendimentos além de reduzir erros. Os resultados alcançados extrapolam o Tesouro, tendo impactado mais de 20 órgãos de Minas Gerais, além de nove outros estados da federação.

“Ao incorporar automação robótica e inteligência artificial em nossos processos, conseguimos acelerar o processo de transformação digital do Tesouro Estadual. O Arpia, braço de automação robótica e IA do projeto Stefan (sigla para Frente de Automatização do Negócio da Subsecretaria do Tesouro Estadual), reforça o compromisso do Tesouro Estadual em buscar continuamente ferramentas modernas que melhorem a gestão fiscal e fortaleçam a entrega de resultados para a sociedade”, disse o assessor.

O Tesouro vem desenvolvendo soluções tecnológicas sem necessidade de codificação desde 2020. Já foram disponibilizadas mais de 20 soluções com o uso de ferramentas como Power Automate, PowerApps, Power Virtual Agents e Power BI, acelerando a transformação digital e simplificação dos processos na Secretaria de Fazenda.

“A Secretaria de Fazenda ganha visibilidade nacional, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e acesso às tendências mais atuais em inovação governamental. A participação permite que a SEF/MG se mantenha atualizada, crie conexões estratégicas e amplie sua rede de colaboração com outras instituições”, afirmou Amaral.



Últimas