Secretaria de Saúde promove seminário sobre vigilância epidemiológica e resposta às emergências em saúde pública 

Evento destaca soluções tecnológicas, experiências municipais e novas políticas públicas no estado 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, entre os dias 30/9 e 2/10, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o I Seminário de Vigilância Epidemiológica de Minas Gerais e o II Encontro da Rede de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública. 

O evento tem como objetivo fortalecer as ações de vigilância no estado, por meio da atualização técnica, capacitação de profissionais, troca de experiências e articulação entre os diferentes níveis de gestão. A programação inclui palestras, mesas-redondas e painéis temáticos que abordam os principais desafios e inovações na área. 

“Nosso foco é inovar e transformar políticas em resultados concretos para a população. Esses encontros fortalecem a troca de experiências e inspiram ações mais eficazes em áreas como imunização e controle de arboviroses”, detalhou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi. 

A superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Aline Lara Cavalcante Oliva, salientou que o evento busca integrar saber científico, inovação e prática no território, valorizando o trabalho dos municípios, das regionais e do nível central. “Vivemos tempos desafiadores na saúde, mas também temos demonstrado, a cada dia, nossa capacidade dinâmica de atuação frente a esses desafios”.  

Representando os municípios, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Edivaldo Farias da Silva Filho, ressaltou a importância da iniciativa para os gestores locais.  

“Esses seminários têm ocorrido não apenas no campo da vigilância epidemiológica, mas também no enfrentamento das arboviroses e na preparação para desastres. Iniciamos esse trabalho no ano passado e tenho convicção de que cada gestor e trabalhador da saúde sai desses encontros mais preparado e seguro para tomar decisões no território”, afirmou. 

Lançamento do programa Amplia PrEP 

Durante o evento, foi lançado o programa Amplia PrEP, estratégia de prevenção que utiliza antirretrovirais em pessoas não infectadas pelo HIV. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é eficaz e segura para indivíduos com risco aumentado. 

“Lançamos a primeira fase e já planejamos as próximas, com expectativa de que a ampliação da PrEP reduza significativamente as infecções por HIV em Minas”, explicou a diretora de Vigilância de Condições Crônicas da SES-MG, Maíra Veloso. 

Entre os eixos da política estão o fortalecimento da atenção primária, teleatendimento, ampliação da dispensação de medicamentos pelas Unidades de Dispensação de Medicamentos (UDM) e, de forma inovadora, a entrega pelos Correios. 

“Essas inovações tornam o acesso mais prático e garantem à população, especialmente a mais vulnerável, saúde com mais qualidade. São frutos de gestão eficiente e trabalho integrado”, finalizou Prosdocimi. 

Experiências municipais e inovação 

Durante o evento também serão apresentadas experiências exitosas e produções científicas de municípios e regionais de saúde, como o uso de drones no controle do Aedes aegypti, em São Sebastião do Paraíso, o projeto Bota-Fora, em Cataguases, além de soluções digitais voltadas ao fortalecimento da vigilância em saúde. 

A programação dos três dias do seminário pode ser acompanhada pelo canal oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais no YouTube



Últimas