Sedese participa de extensa programação no mês da pessoa com deficiência

Entre as ações, secretaria promove palestras, videoconferência e leva torcedores com deficiência ao Mineirão

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Estadual de Articulação e Atenção à Pessoa com Deficiência (Caade) participa com palestras e videoconferência da programação do Setembro Verde – “Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável”. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte e vai até o dia 6 de outubro, com uma extensa agenda de debates, formações e atividades de lazer. De acordo com o coordenador da Caade, Wesley Barbosa, “o objetivo é propiciar um ambiente de discussão de políticas públicas e de direitos das pessoas com deficiência”.

No próximo dia 19, a Sedese vai promover videoconferência sobre “a sexualidade da pessoa com deficiência”. A capacitação gratuita será transmitida via Uaitec (Universidade Aberta e Integrada), das 9h às 12h, com participação de um intérprete de libras cedido pela Central de Libras do Estado.  Participam da videoconferência, o subsecretário de Direitos Humanos, Thiago Horta; o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Roberto Carlos Pinto, o coordenador da Caade, Wesley Barbosa, e o diretor de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de BH, Luiz Vilani.

Já no dia 21, a Caade ministra palestra para os alunos da Uemg sobre as políticas para pessoas com deficiência. As inscrições para esta videoconferência podem ser feitas até o dia 19/9, no link http://www.social.mg.gov.br/sistemas/sisepdh/capacitacao/inscricao/, digitando o código SEDPAC471.

Também no dia 21, em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, outra ação articulada pela Sedese viabiliza a entrada de torcedores com deficiência no gramado Mineirão. Eles entrarão com os atletas do Cruzeiro e do Flamengo, antes do início da partida, válida pelo Campeonato Brasileiro.

No dia 25/9 a Biblioteca Pública Luiz de Bessa vai sediar palestra da professora Kely Cristina sobre o projeto “Braila Comigo”,  em que abordará a utilização de novas técnicas de braile na educação, para pessoas com deficiência visual. As palestras são voltadas para agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e membros da sociedade civil.

Empregabilidade

A Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, também se prepara para mais uma edição do “Dia D Empregador” no próximo 17/9, em Belo Horizonte, com diversas palestras sobre empregabilidade e oferta de vagas para pessoas com deficiência; cadastro das vagas no Sine, além de exemplos de boas práticas organizacionais.