Sedese realiza Dia D do Empregador em Belo Horizonte

Evento discutiu estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério da Economia, realizou nesta terça-feira (17/9), no Centro Público de Promoção do Trabalho da Gameleira, em Belo Horizonte, o Dia D Empregador 2019. O evento discutiu estratégias para a inclusão, por parte das empresas, de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“Sem a participação dos empregadores, o Dia D não seria possível. O Governo de Minas tem uma espécie de mantra que diz ‘o estado por si só não gera empregos’, e precisamos do apoio de vocês para que políticas de inclusão como essa façam sentido e tenham resultados”, afirmou o subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos, aos mais de 200 representantes de empresas presentes.
 

Crédito: Divulgação/Sedese

Para ele, o objetivo do evento vai além de cumprir a Lei de Cotas. “Nosso objetivo aqui hoje é conscientizar para incluir um público específico, que tem toda a capacidade produtiva e precisa apenas desse apoio, confiança e oportunidade”, declarou.

O evento contou com palestras sobre os dados de empregabilidade no país, ministrada pela auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência, Patrícia Siqueira, e também apresentação das obrigações empresariais, tema que foi debatido pela auditora fiscal do Trabalho, Lailah Vasconcelos.

David César, palestrante e contador de histórias, falou sobre a importância dessa inclusão. “Nós precisamos de espaço no mercado de trabalho porque, além da condição financeira, tem também a questão da autoestima”, afirmou ao contar como se sente orgulhoso do trabalho que desempenha hoje e que é importante para que a sociedade possa enxergar as pessoas com deficiência de outra maneira.

“O primeiro passo para a inclusão, além do diálogo, é ter a mentalidade facilitadora, ou seja, você se aproximar e não criar o distanciamento, e eu espero que a gente comece a mudar a perspectiva e o lugar da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho”, completou.

Nesse sentido, eventos como o Dia D são essenciais, destacou o superintendente de Recursos Humanos do Supermercado Verdemar, Leandro Souza. 

“Quando você tem vários esclarecimentos e apresenta casos de sucesso, você estimula as demais empresas a fazer a inclusão com qualidade”. O profissional apresentou durante o evento as ações de inclusão já feitas pela empresa e que deram à instituição, no ano passado, o Prêmio Empresa Inclusiva, entregue pela Sedese.

Já para Clara Pires, analista de RH e responsável pela diversidade e inclusão na MRV, esses eventos ajudam a esclarecer a realidade da pessoa com deficiência. “Quando a gente conhece tudo o que aconteceu com essas pessoas, a gente consegue entender que elas enfrentam inúmeras barreiras e quando temos a oportunidade de participar de eventos como o Dia D, nós começamos a ampliar os olhares para a inclusão”.

Dia D do Trabalhador

No próximo dia 27 de setembro, acontece em Minas Gerais o Dia D do Trabalhador, ação coordenada pela Sedese que vai possibilitar às pessoas com deficiência acesso as vagas disponibilizadas pelas empresas nos postos de atendimento do Sine em 27 municípios mineiros.

“Esse ano mais agências do Sine estarão disponíveis para as pessoas com deficiência, além também do número de empresas participantes ser maior do que ano passado”, afirma a auditora Patrícia Siqueira.



Últimas