Segunda avaliação trimestral da rede estadual estará disponível a partir de 30/8 

Estudantes poderão fazer exames on-line, via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web, e também de forma impressa

  • ícone de compartilhamento

A partir de segunda-feira (30/8) começa a segunda Avaliação Trimestral para os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais. Até 17/9, os exames estarão disponíveis on-line, via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web, e também de forma impressa para quem não tem acesso a internet. 

A realização das provas é obrigatória e contará como carga horária para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelas especificidades da modalidade, os testes serão opcionais. 

 A Avaliação Trimestral busca fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos. Além disso, a intenção da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também é levantar dados para que se possa trabalhar a recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado.

Na aplicação on-line, os estudantes terão acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0 ou via web, neste link. Na avaliação impressa, destinada aos estudantes que não possuem equipamentos e/ou acesso à internet, os cadernos são entregues juntamente com o material do terceiro volume do Plano de Estudo Tutorado (PET).

A prova deve ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada aluno da rede.  

Plano de estudos

A partir do desempenho do aluno no teste, será feito um plano de estudos individual, com as indicações dos conteúdos que devem receber mais atenção e quais materiais podem ser usados para cumprir o objetivo. Os resultados serão compartilhados também com professores e diretores. 

A participação e o desempenho dos estudantes contam para o Prêmio Escola Transformação, que pode render gratificação em dinheiro para a escola. A adesão dos estudantes à avaliação é um critério de elegibilidade ao prêmio, enquanto o desempenho dos alunos é um dos componentes do indicador de premiação (Inest).



Últimas