Segunda edição do CMON 2025 gera mais de R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios para Juiz de Fora e região
Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios garantiu oportunidades para fornecedores locais que expuseram produtos durante a Superinter
A 2ª edição do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) de 2025 trouxe resultado positivo para vinte pequenos empreendedores da região ao gerar mais de R$ 1,7 milhão em expectativa de negócios. O evento aconteceu entre os dias 09 e 10/4, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Os encontros de negócios entre fornecedores e compradores locais, que acontecem em parceria com o Sebrae Minas, ocorreram durante a Superinter - maior evento do varejo organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) na Zona da Mata mineira. Ao todo, foram realizados 149 encontros de negócios.
A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), selecionou, por meio de edital de chamamento público, vinte pequenos fornecedores locais para exporem, de forma gratuita, seus produtos.

Durante a feira, 30% dos fornecedores, que estiveram presentes fecharam negócios e 85% seguem com negociações em andamento após o evento.
Visando capacitar os empreendedores e garantir melhores chances de negócios diante dos compradores, como parte das atividades realizadas pelo CMON, foi realizado um workshop preparatório para encontros de negócios voltado para os fornecedores participantes.
O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Sede-MG, Rodrigo Melo, destaca a importância da participação de compradores locais. “Ao fechar negócios, os compradores estarão aumentando a variedade de produtos do seu estabelecimento, através de produtos regionais, valorizando a economia local”, destaca.
CMON
Em parceria com a Amis e o Sebrae Minas, o CMON é um programa de promoção de acesso de micro e pequenas empresas, cooperativas e produtores rurais, MEIs e empresas de pequeno porte a mercados, realizado por meio de eventos de conexão entre compradores e fornecedores. A participação dos pequenos negócios nos eventos é totalmente gratuita.
“O CMON promove oportunidades para empreendedores mineiros que desejam ampliar seus negócios nos setores supermercadistas”, destaca o superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Sede-MG, Marco Antônio Gaspar.
Lançado em 2019, o programa é oriundo das reuniões do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) e surge como solução para o crescimento dos setores produtivos regionais.
Além da promoção do encontro entre fornecedores e segmentos supermercadistas, o Circuito tem um eixo voltado ao desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios locais, promovendo workshops de capacitação em negociação para os participantes.