Segurança Pública promove treinamento sobre Atividade Policial 

Ciclo de debates traz grandes nomes da segurança para BH; apenas em 2021, foram qualificados 3,5 mil policiais penais e 500 agentes socioeducativos

  • ícone de compartilhamento

Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de sua Unidade de Treinamento (UTRE), realiza, nesta quarta-feira (4/5), uma capacitação voltada para as forças policiais. O objetivo da ação - “Atividade Policial - da sobrevivência à liderança" – é abordar conhecimentos que auxiliam na capacitação de servidores quanto à atividade policial, operacional e possíveis consequências jurídicas dessas atividades, proporcionando reflexões no que se refere à integração de diferentes instituições de segurança.  

Victor Laia

Participam da capacitação servidores da Polícia MilitarPolícia CivilPolícia PenalCorpo de Bombeiros, Sistema Socioeducativo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Guarda Civil Municipal e Sejusp.  

“Temos obsessão por treinamentos. Essa é uma missão nossa na Sejusp: sempre capacitar. Queremos deixar este legado”, disse o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.

Capacitação Dentre os temas abordados no treinamento, destaque para “Liderança Extrema”, que apresenta o desafio de liderar equipes de alto rendimento e que enfrentam o perigo diuturnamente, e “Direito Operacional”, que visa discutir o domínio jurídico diante das tarefas operacionais. Os temas foram trazidos no período da manhã, respectivamente, pelo tenente coronel Maurílio Nunes, ex-comandante do Bope RJ e comandante do 23º Batalhão da PMRJ e pelo major Leonardo Novo, oficial da PMRJ com ampla experiência em Operações Especiais – Bope e Colômbia.   

No período da tarde foram apresentados temas como o “Novo Cangaço” (tipo de crime em que quadrilhas altamente armadas sitiam cidades e promovem crimes em diferentes partes do país) e os “Processos de Capacitações e Formação de Tropas Especiais” (instrução e preparação de tropas especiais para combater, de forma eficaz e enérgica, esse tipo de criminalidade).   O encontro foi fechado com apresentação sobre o tema “Mentalidade de Combate”, com abordagem de casos reais para debater formas de aprimorar a proteção policial, por meio de comportamentos ativos. Destaque, no segundo momento da ação, para a presença dos convidados major Daniel Lopes, subcomandante do Bope da PMMG; capitão Fernando Antunes, oficial da PMMG e ex-comandante do time de negociadores do Bope da PMMG; e o investigador da Policial Civil de Minas Gerais, Marco Matos, que é chefe da Unidade de Treinamento da Sejusp e comandante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PCMG. 



Últimas