Seinfra participa de audiência de conciliação do Rodoanel Metropolitano

Reunião convocada pelo TCEMG busca um consenso entre os municípios e o Estado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) participou nessa segunda-feira (25/7) de reunião de conciliação, convocada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), entre as prefeituras de Betim e Contagem e o Estado, para tratar do projeto do Rodoanel Metropolitano.

Luiz Gustavo Ribeiro / TCE-MG

No encontro, proposto pelo conselheiro Cláudio Terrão, ficou definido que será feita uma análise conjunta dos documentos do edital de licitação da obra, entre os municípios e o Estado, com acompanhamento de técnicos do TCE-MG. A reunião técnica ficou agendada para esta quarta-feira (27/7).

Além disso, um novo encontro entre os municípios e o Estado ficou marcada para quinta-feira (28/7), para dar prosseguimento às discussões sobre o projeto.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, a sessão de esclarecimento foi um passo muito importante para avançar em um consenso entre as partes.

“Saímos muito otimistas dessa reunião. Procuramos mostrar para as prefeituras que o traçado do Rodoanel é referencial. Isso quer dizer que ele pode ser alterado, mesmo depois da licitação, inclusive em função do licenciamento ambiental. Reconhecemos que tem impacto nas cidades e no meio ambiente, mas temos que construir formas de reduzir esses impactos”, explicou.

Além do secretário e representantes dos municípios, também participaram do encontro o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.

Licitação

A licitação do Rodoanel Metropolitano foi postergada para o dia 12/8, em função da realização da audiência de conciliação e, também, ampliar o diálogo e a escuta das comunidades tradicionais e quilombolas no âmbito do projeto do Rodoanel.

A concorrência pública será realizada na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet, a partir das 14h, por meio do endereço www.tvb3.com.br.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.