Sejusp e PRF assinam protocolo de intenções para a realização de capacitações e doação de equipamentos

Objetivo do protocolo é fortalecer a integração e o intercâmbio de informações entre as instituições

Tiago Ciccarini / Sejusp

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, na tarde desta sexta-feira (29/4), a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre as instituições para a execução de ações de capacitação integrada e doação de equipamentos.

O protocolo tem como objetivo empregar os esforços necessários para o desenvolvimento de ações conjuntas entre as partes, visando a cooperação para desempenho de atividades relacionadas às áreas de atuação da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, envolvendo principalmente a Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco,  a solenidade foi uma forma de agradecimento. "Para dizer do nosso reconhecimento da Polícia Rodoviária Federal, eu queria agradecer por esse apoio e dizer que temos a PRF como um modelo de instituição a se seguir. A PRF é um exemplo no Brasil, uma corporação diferenciada. Saibam que vocês têm aqui na Sejusp uma instituição amiga e parceira, uma entidade coirmã. Estamos aqui para o que vocês precisarem".

Neste protocolo está prevista a capacitação de servidores, a integração de operações e o intercâmbio de informações. Além da doação de equipamentos de segurança como munições e armamentos. A execução dos objetivos se dará por meio de ajustes específicos direcionados a cada atividade em comum, sendo que cada partícipe ficará responsável, no âmbito de suas atribuições internas, pela expedição dos atos necessários à obtenção dos objetivos comuns, respeitadas as disposições legais e regulamentares do protocolo.

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, esteve na solenidade realizada na sede da Sejusp, na Cidade Administrativa, e falou sobre a importância das atuações conjuntas das forças de segurança. "O mais importante não são os equipamentos e, sim, a parceria que estamos firmando hoje, como nas capacitações as quais estendemos esses convites a vocês. E viemos para acrescentar, seja na logística operacional, na capacitação, com equipamentos. Parceria também na Inteligência, porque este trabalho desenvolvido do sistema prisional é de extrema importância. Temos que nos ajudar para fortalecer a segurança nacional", afirmou Vasques.

Após a assinatura do protocolo e a sua publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública dará início às tratativas do primeiro projeto oriundo deste acordo, com a realização de treinamentos conjuntos com a PRF, com foco na capacitação de policiais rodoviários federais e policiais penais para a condução de viaturas em situações adversas.