Sejusp utilizará duas carretas do Centro Integrado de Comando e Controle para monitoramento do Carnaval de BH
Iniciativa garantirá trabalho integrado entre as forças de segurança durante a folia
Durante o Carnaval de Belo Horizonte 2026, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizará o emprego de duas carretas do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) em pontos estratégicos da cidade, conforme a demanda da segurança pública e a dinâmica dos eventos. A estrutura atuará em apoio às forças de segurança, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta integrada, e potencializando a sensação de segurança para os foliões.
A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, durante a coletiva de imprensa realizada pelo Governo de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, para falar sobre o conjunto de ações do Estado para o Carnaval da Liberdade 2026. As festividades acontecem, neste ano, com um conjunto de procedimentos implementados pelas secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG), de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Social (Sedese), das polícias Civil (PCMG), Militar (PMMG), e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
O CICCM, que prestará suporte durante todo o feriado de Carnaval, funciona como uma extensão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com uma base integrada de monitoramento para as forças de segurança de Minas Gerais. As carretas possuem tecnologias de alto nível, que normalmente são utilizadas em grandes eventos ou grandes mobilizações policiais, contando com câmeras de longo alcance e doze estações de trabalho com alcance à internet, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, além de garantir o acesso rápido a diferentes sistemas de segurança.
Segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional, Bernardo Naves, as ações são fruto de um ano de intensa preparação. “O Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais tem se preparado desde o final do Carnaval do ano passado até agora, para prestar o melhor atendimento possível ao cidadão mineiro. Foram diversas reuniões com as mais diversas instituições para a gente modelar uma forma de funcionamento, semelhante àquelas que já têm acontecido nos carnavais passados, que têm dado muito sucesso”, disse.
Como complemento ao monitoramento no CICCM, serão utilizados drones da Sejusp MG, que permitirão uma visão aérea estratégica das áreas de maior concentração de público, contribuindo para a identificação rápida de situações de risco, o direcionamento mais eficiente das equipes em campo e a tomada de decisões pelas forças de segurança em tempo real.
Haverá ainda a participação nos plantões de monitoramento na Cidade Administrativa em interlocução com as equipes das carretas do CICCM em campo. “Estaremos com duas carretas em pontos importantes da cidade, acompanhando aqueles blocos mais expressivos, com maior número de foliões, ou os pontos que, por qualquer motivo, nos preocupem mais em relação à segurança”, completou Bernardo Naves.
O serviço disponibilizado pelas carretas funcionará como mais um dos suportes empregados pela Sejusp MG para o Carnaval, junto do reforço da Polícia Penal para apresentação de flagranteados nas audiências de custódia e monitoramento eletrônico de presos nos blocos em conjunto com a Polícia Militar.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o trabalho vem contribuindo para o fortalecimento da segurança pública em Minas Gerais, especialmente durante o Carnaval. “Este conjunto de decisões é o que faz com que nós tenhamos o Carnaval mais seguro do país”, afirmou.