Semana Florestal em Minas tem abertura marcada por apresentação de equipamentos e foco na restauração ambiental

Evento celebra o Dia da Árvore, destaca avanços na preservação ambiental e apresenta ações de fortalecimento das unidades de conservação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, nesse domingo (21/9), a solenidade de abertura da Semana Florestal 2025, no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte. O evento marca o início de uma programação que se estende até sexta-feira (26/9), com palestras, debates técnicos e ações em diversas regiões do estado.

Promovida anualmente em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, a iniciativa tem neste ano o tema “Florestas de Minas: restaurar hoje, valorizar sempre”, reforçando a importância da preservação e da restauração da cobertura vegetal para um meio ambiente equilibrado e sustentável.
 

Robson Santos / Sisema

Entre os anúncios feitos na solenidade, está a entrega de kits do programa Minas Contra o Fogo a 32 municípios mineiros. Os equipamentos de proteção e combate irão reforçar a prevenção e o controle de incêndios florestais, preservando a biodiversidade e garantindo mais segurança para servidores e comunidades. Também serão distribuídos 50 rádiocomunicadores a unidades como os parques estaduais do Rola Moça, Itacolomi, Serra Verde, Serra de Ouro Branco e a Estação Ecológica do Tripuí.

Mais de 4,5 mil itens de uniformes, incluindo camisas, calças, cintos, coletes, perneiras e coturnos, também chegarão aos servidores da sede e das 14 regionais do IEF. Além de aumentar a segurança e o conforto no trabalho de campo, os uniformes contribuem para a padronização e credibilidade institucional.

Outro investimento importante é o projeto de renovação da frota do IEF, que prevê a entrega de 79 veículos, sendo 49 pickups e 30 caminhonetes, destinados às Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade.

A diretora de Unidades de Conservação do IEF, Letícia Horta, apresentou o lançamento do Passaporte das Unidades de Conservação, iniciativa que busca aproximar a sociedade das áreas protegidas e incentivar a visitação e o engajamento da população.

Durante o evento, o secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), designado a responder pela Diretoria-geral do IEF, Leonardo Rodrigues, destacou a importância da programação. “Vamos ter eventos não só em Belo Horizonte, mas em todo o estado durante a semana. Temos muito a levar para a sociedade sobre a preservação ambiental e a proteção das florestas, sempre com continuidade técnica e qualificada dos nossos trabalhos”, afirmou.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, também reforçou o simbolismo da data. “Iniciar a Semana Florestal no Dia da Árvore é um momento especial, sobretudo pelo tema da restauração. Temos feito um grande esforço de implementação do Código Florestal em Minas, em parceria com a Subsecretaria de Gestão Ambiental, e seguimos fortalecendo o Pacto pela Mata Atlântica, junto aos estados do Sul e Sudeste. Estamos trabalhando fortemente para ampliar a cobertura vegetal nativa no nosso estado”, disse.

Ao final da cerimônia, foi realizado o plantio simbólico de duas mudas, um cedro e um ipê, gesto que homenageou o Dia da Árvore e marcou oficialmente o início da Semana Florestal.

A programação segue ao longo da semana com seminários sobre fauna, Cadastro Ambiental Rural (CAR), gestão ambiental e restauração, além de debates sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ações de plantio e encontros sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A agenda completa pode ser consultada e as inscrições realizadas por meio deste link.



Últimas