Seminário virtual destaca ferramentas estaduais de controle social

Ouvidoria-Geral do Estado e Portal da Transparência são exemplos de canais que estabelecem diálogo entre Estado e sociedade

  • ícone de compartilhamento

Gestores, servidores e usuários de serviços públicos, além de representantes da sociedade civil, participaram, nessa quarta-feira (4/11), do 1º Webinar de Controle Social. O evento, promovido pelo Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção e a Câmara Temática de Controle Social, foi realizado de forma virtual e teve como tema ”Um olhar do gestor e da sociedade”.

​O objetivo do webinar foi apresentar ferramentas de controle social, como, por exemplo, o canal da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG) e o Portal da Transparência, além de estabelecer um diálogo entre o gestor público e a sociedade, quanto a efetividade das políticas voltadas à temática. E ainda, a visão da sociedade sobre estas ferramentas. 

Na ocasião, a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), Simone Deoud, ao lado do controlador-geral do Estado (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle, destacou a importância da OGE-MG como órgão de controle social do Governo do Estado.

"Integridade e transparência são princípios que norteiam o trabalho da OGE-MG para atendermos bem os principais acionistas do Estado, pagadores de impostos, os cidadãos mineiros", explicou Simone Deoud, na abertura do seminário. "Temos um compromisso de ser o canal de interlocução entre a população e o governo, na busca de aperfeiçoarmos, cada vez mais, os serviços públicos em Minas Gerais”, completou.

Outros temas

As ferramentas de controle e de participação do cidadão na gestão pública também foram abordados pelo ouvidor de Prevenção e Combate à Corrupção da OGE-MG, Daniel Medrado, durante a palestra "O controle social na Administração Pública estadual". Na oportunidade, Medrado ressaltou o papel da OGE como espaço "onde o cidadão pode participar de forma ativa e permanente", além de se mostrar "fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que buscam atender às demandas apresentadas em relação à prestação dos serviços estaduais".

O webinar contou, ainda, com apresentação da subcontroladora de Transparência e Integridade da CGE-MG, Nicolle Bleme (“Portal da Transparência e o Portal dos Conselhos como ferramentas de controle social”).

“A Controladoria-Geral do Estado e a Ouvidoria-Geral do Estado somam 286 servidores. Minas Gerais possui mais de 21 milhões de cidadãs e cidadãos, o que explica a importância do controle social até matematicamente. Essa participação democrática do cidadão pode ser muito mais efetiva", disse Bleme. “Hoje, o Portal de Transparência e Portal dos Conselhos proporcionam mais autonomia ao cidadão no exercício do controle social”, completou.

Interessados em participar e conhecer os trabalhos de controle-social da CGE-MG podem se manifestar neste link.

Fechando a lista de palestrantes, o seminário teve apresentação da presidente do Observatório Social do Brasil, Belonice Sotoriva (“O olhar da sociedade sobre os Portais da Transparência como ferramenta de controle social”). 



Últimas