Seplag compartilha experiências sobre engajamento de lideranças e servidores na ONU

Lideranças internacionais debateram capacitação da força de trabalho e mudança de mentalidade no serviço público em reunião do Comitê de Especialistas em Administração Pública

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais compartilhou com representantes do Executivo de diversos outros países a experiência de seleção, desenvolvimento e engajamento de lideranças estaduais por meio do programa Transforma Minas. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, falou sobre a iniciativa em reunião do Comitê de Especialistas em Administração Pública (Cepa), na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. 

Seplag / Divulgação

Luísa Barreto participa do evento, que começou na segunda (27/3) e se encerra nesta sexta-feira (31/3), como representante do Estado de Minas Gerais, pela Seplag-MG, e do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad). O tema da missão internacional do Cepa neste ano é "Transformando instituições com urgência para um mundo mais verde, inclusivo e resiliente em um momento de múltiplas crises"

Na quarta-feira (29/3), as discussões trataram do desenvolvimento e da capacitação da força de trabalho do serviço público. Os participantes dividiram experiências de seus países e Estados e puderam conhecer formas de trabalhar melhor o aprendizado institucional. 

Engajamento

Na ocasião, a secretária apresentou aos demais colegas o programa Transforma Minas, que atua para que as lideranças do Governo estejam aptas a transformar a cultura de gestão de pessoas e fomentar os níveis de engajamento no setor público. Luísa Barreto mencionou que mais de 200 profissionais mineiros estão sendo treinados para engajar suas equipes. 

"É muito importante debater a formação de lideranças, como treiná-las e prepará-las melhor, porque elas são essenciais para a mudança de mentalidade dentro das organizações. Mas também precisamos lembrar que todo esse trabalho se reflete em suas equipes, no corpo de servidores públicos e, por isso, não devemos nos esquecer dos fatores de engajamento", ponderou. 

Ela destacou que a melhoria do ambiente de trabalho e os esforços dos líderes para engajar outros agentes podem fazer a diferença na transformação do setor público. "Não podemos falar em inovação nas organizações sem aceitar erros honestos, sem discutir autonomia, segurança psicológica e outros fatores que também integram essa mudança de mentalidade", disse.  

O programa 

O Transforma Minas, da Seplag-MG, busca atrair, selecionar, desenvolver e acompanhar o desempenho e o engajamento de profissionais que compõem os quadros de direção e de chefia do Governo de Minas Gerais, assegurando que estejam em aprimoramento contínuo e aptos a enfrentar os desafios do setor público. O programa é composto por três frentes: “Atração e Seleção”; “Desenvolvimento e Desempenho” e “Engajamento”.

Nos últimos quatro anos, 230 profissionais foram selecionados para atuar no Estado, a partir de critérios de competência e mérito. Além disso, outra iniciativa é o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que acompanha, estimula e avalia o desempenho e o desenvolvimento de subsecretários e superintendentes do Governo de Minas. 

Clique aqui para saber mais sobre o Transforma Minas.



Últimas