Seplag-MG integra missão internacional com foco em boas práticas de gestão pública e traz possibilidades de investimentos para Minas Gerais

Governo do Estado foi representado pela secretaria em agendas com instituições como OCDE, Parlamento Europeu e Banco Europeu de Investimentos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou de missão internacional promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) em países europeus. Durante a última semana, representantes de secretarias de Administração de todo o Brasil puderam aprofundar seus conhecimentos em gestão pública, por meio de visitas técnicas, workshops, palestras e diálogo com instituições consolidadas em todo o mundo.

Órgãos como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Parlamento Europeu, que representa o poder Legislativo na União Europeia, e o Banco Europeu de Investimentos participaram das reuniões. A agenda organizada pelo Consad teve como representante do governo mineiro a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, que também é vice-presidente do conselho.

A secretária explica que, além de ter contato com experiências de gestão pública que contribuirão para o desenvolvimento de ações de alto impacto em Minas, o trabalho também foi importante para ampliar a possibilidade de investimentos no Estado.

"Nós tivemos uma semana intensa de reuniões, em que pudemos conhecer boas práticas de gestão pública que podem ser replicadas no Estado, melhorando a prestação de serviços públicos a todos os mineiros. Por outro lado, foi possível também tratar de importantes parcerias que poderão oportunizar o ingresso de recursos em Minas Gerais e permitir que nosso estado continue a avançar", detalhou.

Agendas

A missão internacional do Consad começou em 7/11. Durante os dois primeiros dias, as agendas da delegação brasileira foram com a OCDE, em Paris, na França. Inovação, desenvolvimento regional e orçamento, capacitação de lideranças no setor público e transição governamental foram alguns dos temas das atividades.

Ainda com representantes da OCDE, os secretários de estado brasileiros discutiram governança, reformas regulatórias, investimentos, parcerias público-privadas (PPPs) e compras públicas. A atividade seguinte foi no Parlamento Europeu, localizado em Bruxelas, na Bélgica, na Comissão Europeia e na Embaixada do Brasil no país. Os integrantes do Consad estiveram com membros do Legislativo para tratar de assuntos como governo digital.

Por fim, as últimas visitas técnicas foram ao Banco Europeu de Investimentos, em Luxemburgo. A instituição já é parceira do Governo de Minas e deseja expandir sua atuação no Brasil, com possibilidade de investimentos para a área de sustentabilidade no Estado.

Nessa agenda, a secretária Luísa Barreto e os demais participantes do Consad puderam apresentar projetos brasileiros com elevado potencial de transformação da gestão pública. Entre os trabalhos houve iniciativas sobre saneamento, PPPs, concessões e energia verde.



Últimas