Seplag-MG lança Planejamento Estratégico com metas e objetivos para os anos de 2025 a 2028

Plano foi construído por todos os setores da secretaria e também traça as diretrizes de trabalho; uma das metas é a duplicação do número de UAIs em Minas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de proporcionar serviços públicos cada dia melhores para os cidadãos mineiros, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou, nesta terça-feira (10/12), o Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos. O documento é um plano de ação que reúne as principais diretrizes dos trabalhos a serem realizados pela pasta entre 2025 e 2028.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, lembra que o plano aprimora a transparência das ações e reforça os propósitos da pasta. “O Planejamento Estratégico tem essa função muito grande de alinhamento, de clareza, concretude para as coisas, mas também uma função clara e importantíssima que é comunicar, para dentro e para fora, aquilo que é esperado”.

O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio Milagres de Assis, também enfatizou a importância do Planejamento Estratégico, fez um balanço de 2024 e abordou perspectivas futuras. “Nossa missão é viabilizar os meios e coordenar as ações necessárias para que o cidadão receba serviços e políticas públicas de qualidade, além de focar nos nossos valores: empatia, inclusão, comprometimento, comunicação assertiva, inovação de simplificação e foco no cidadão”, afirmou.

As principais entregas e metas da secretaria estão dispostas no plano. Entre elas, está a duplicação do número de Unidades de Atendimento Integrado (UAI). Atualmente, Minas Gerais conta com 51 UAIs.

Outra meta é o aumento de 30% dos serviços digitais de trânsito, indo dos 50% atuais para 80%. A Seplag-MG também pretende entregar cem projetos de reparação e compensação pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

Lançamento

O lançamento ocorreu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, com a participação de gestores da Seplag-MG, equipes e convidados de outras áreas do Governo de Minas, como o secretário-geral do Estado, Marcel Beghini. A iniciativa foi parabenizada pelo governador Romeu Zema, em vídeo exibido na abertura.

A subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Ana Flávia Morais, apresentou os Instrumentos de Planejamento e as características do plano estratégico. “Como órgão central, a pasta é responsável por coordenar e orientar os demais, sendo referência e um exemplo a ser seguido. Isso reforça nossa responsabilidade de sermos inovadores, assertivos e eficazes. Planejar não é apenas projetar o futuro que a gente deseja, é construir, a cada dia, as bases que vão nos levar até esse futuro”, salientou.

O diretor de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro (FJP), Mauro César, apresentou a construção do plano e a participação da FJP, o que envolveu mais de 50 encontros presenciais e virtuais, 42 entrevistas, e aplicação de questionário on-line com o público interno e análises de documentos.

Clique aqui para acessar o Planejamento Estratégico.



Últimas