Seplag reforça integração nacional no planejamento público no Fórum Conseplan
Encontro reuniu gestores da área de planejamento dos estados e destacou ações para eficiência do gasto público e iniciativas alinhadas à Estratégia Brasil 2050
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) participou, entre os dias 3 e 5/12, do XCV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes de todo o país e reforçou a colaboração entre os estados e a União para desenvolver o planejamento de políticas públicas, melhorar a qualidade do gasto e reforçar ações de longo prazo.
O Fórum busca fortalecer o planejamento público e construir soluções conjuntas para desafios comuns em todo o país. Foram realizados debates sobre temas que têm impacto direto na gestão pública, como a Estratégia Brasil 2050, desafios fiscais, reforma administrativa, governo digital, inovação e transparência no uso dos recursos públicos. Também foram apresentados casos práticos de gestão e experiências que vêm sendo aplicadas pelos estados.
A programação dividiu as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) em dois dias e um Encontro de Integração entre os GTs de Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação; Planejamento de Longo Prazo; e Comunicação. Na atividade, os participantes trabalharam de forma conjunta para definir prioridades, alinhar estratégias e aproximar as entregas produzidas pelos Estados.
“A participação da Seplag-MG no Fórum Nacional de Secretários de Planejamento foi muito importante para discutir temas nacionais relevantes que se replicam na realidade do Governo de Minas, como planejamento de longo prazo, qualidade do gasto público, monitoramento, avaliação e comunicação. Esses espaços são fundamentais para que possamos trocar experiências entre os estados e trabalhar em uma agenda compartilhada para o planejamento em nível nacional”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Além da secretária, a Seplag-MG foi representada nos GTs pela subsecretária de Gestão Estratégica e Reparação, Gabriela Brandão; pela assessora-Chefe de Comunicação, Edilene Viana; e pelo servidor da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, Bruno Rosa.
Grupos de trabalho
No GT de Planejamento de Longo Prazo, as conversas fortaleceram a visão estratégica do país para os próximos anos. “As discussões foram voltadas para governança e para instrumentos que permitem potencializar o alcance das metas estruturantes. Um dos temas foi a proposta de criação de um conselho nacional, vinculado ao Governo Federal, com participação dos estados, para pautar a agenda de planejamento de longo prazo de forma conjunta”, contou a subsecretária Gabriela Brandão.
A comunicação institucional também teve papel de destaque no evento. Na Comissão de Comunicação, a Seplag-MG apresentou o Projeto Estratégico de Aprimoramento da Comunicação Institucional, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação. O projeto inclui pesquisas de satisfação, revisão de fluxos, melhoria de processos internos e a elaboração de um manual que sistematiza práticas e orientações para a área. O material foi reconhecido pelos demais estados como uma boa prática.
“Essa quarta reunião presencial da Comissão de Comunicação do Conseplan foi importante para consolidar o nosso trabalho conjunto. Foi uma oportunidade de avaliar resultados, como a segunda edição da Revista Planejamento e Futuro, do Conseplan, fruto do esforço coletivo, além de trocar experiências e definir o plano de trabalho para 2026”, afirmou Edilene.
No GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, foram apresentados os avanços do diagnóstico realizado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que envolveu 23 Estados. As discussões envolveram execução orçamentária, riscos fiscais, qualidade do gasto e sistemas de custos.
O grupo também lançou as bases para um produto técnico focado em revisão de gastos e anunciou o plano de trabalho para 2026, que inclui a elaboração de um Guia Nacional de Gestão de Custos com apoio da FGV e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Abordamos os desafios para tornar o gasto público mais eficiente e transparente, com instrumentos como Marcos de Médio Prazo, gestão de investimentos e sistemas de custos”, assinalou Bruno Rosa.
O evento também foi marcado pelo lançamento da segunda edição da Revista Planejamento e Futuro, do Conseplan, e pelos preparativos para o II Congresso Conseplan, que será realizado em 2026.