Servidora do René Rachou acompanha rotina do Serviço de Meios de Cultura da Funed

Objetivo é levar a expertise e o know-how da Fundação Ezequiel Dias para o Instituto da Fiocruz Minas

  • ícone de compartilhamento

Wendy Leanz / Funed

Nesta e nas próximas semanas, a Divisão de Fabricação de Bioprodutos e Preparo de Materiais (DFBPM), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), recebe a visita da tecnologista em Saúde Pública do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Luciana Silami Carvalho, para vivenciar o dia a dia das atividades desenvolvidas na fundação. Sabendo da existência de uma central de produção de meios de cultura na Funed, Luciana, servidora na instituição de 2006  a 2010, sugeriu aos seus colegas de trabalho uma imersão nesse serviço para que projeto semelhante fosse implantado no René Rachou. 

Luciana conta que, atualmente, seu trabalho é vinculado ao Serviço de Apoio à Pesquisa, que inclui outros serviços, como o Núcleo de Esterilização, Núcleo de Criopreservação, o Moluscário, os Biotérios e o Insetário. “Nós solicitamos que houvesse uma central de lavagem de materiais e de produção e controle de qualidade de meios de cultura. Eu serei a responsável por esse setor e, após o curso teórico oferecido pela própria Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), estou na Funed para aprender um pouco mais sobre as atividades de rotina que esses serviços exigem”, detalha Luciana Carvalho. 

A chefe do Serviço de Produção de Meios de Cultura e Soluções da Funed, Raquel de Oliveira Fernandes Lima, recebeu com alegria o pedido de conhecer de perto as atividades da instituição. “Nós gostamos muito do que fazemos, e receber pessoas que queiram saber desse know-how e da nossa expertise nos traz uma grande satisfação. É uma troca muito grande, pois tanto a Funed quanto o René Rachou têm valores e conhecimentos para serem trocados e agregados. Além de ser um reconhecimento e valorização do trabalho da nossa equipe, que possui um amplo conhecimento para repassar para outras pessoas”, frisou.  

A proposta de implantação da central do Instituto René Rachou vai ainda passar pela aprovação do Conselho Deliberativo da Fiocruz. “O meu objetivo, após esse treinamento na Funed, é apresentar para as chefias um projeto contendo todas as informações, como a área física, de acordo com a legislação, os equipamentos necessários, os reagentes, recursos humanos, entre outros itens”, aponta Luciana. A servidora também ressalta que foi muito bem recebida, por toda equipe da DFBPM, e que outras vindas à Funed ao longo desse processo de implantação da central serão necessárias, inclusive após o mesmo entrar em funcionamento. “A Funed é uma grande escola e, por isso, eu pretendo manter o diálogo, a comunicação, as vindas aqui e também idas das pessoas ao Instituto, para que esse aprendizado seja constante”, reforça. 

Trabalho de base 

Os serviços da Divisão de Fabricação de Bioprodutos e Preparo de Materiais fornecem produtos para atender às necessidades dos laboratórios da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e também da produção de medicamentos e soros da Diretoria Industrial da Funed. "Nós somos um setor que atende os laboratórios da Funed, não só da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães como da Diretoria Industrial e também disponibilizamos kits de coleta e transporte de amostras biológicas aos 853 municípios do Estado. Isso demonstra a abrangência do nosso trabalho e a sua importância para o sistema de saúde pública. Assim, repassar o nosso conhecimento é muito satisfatório”, destaca a chefe da DFBPM, Michelle Rodrigues da Costa Lara. 

Ela relembra que já houve uma experiência de troca com o René Rachou, quando a Funed precisou fazer um meio de cultura muito específico. “Uma equipe nossa foi ao René Rachou para aprender a preparar o meio de cultura e, a partir de então, conseguimos produzi-lo aqui da forma adequada e distribuir para o laboratório que apresentava essa demanda”, completa Raquel. 

No âmbito nacional, a Funed atua como um espaço de ensino para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, inclusive oferecendo capacitações para os profissionais, como o curso teórico e prático que ocorrerá na Funed, de 7 a 10/10, para representantes de dez Lacens. 



Últimas