Sistema Estadual de Agricultura participa de evento da Fruticultura Tropical no Norte de Minas 

A região é um dos principais polos produtores de frutas do estado. Pesquisa, assistência técnica e vigilância sanitária marcam o apoio do Governo de Minas à produção local 

  • ícone de compartilhamento

A diversidade do setor agropecuário mineiro, a excelência da fruticultura do Norte de Minas e o apoio do Sistema Estadual da Agricultura aos produtores foram destacados pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, durante a solenidade de abertura do Abanorte Fruit Connections, nessa segunda-feira (27/3), em Janaúba. 

Diego Vargas 

Promovida pela Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a 4ª edição do evento tem como objetivo debater temas relevantes para a produção sustentável de frutas tropicais, como pesquisa e geração de tecnologia para enfrentamento de pragas e doenças, rastreabilidade, certificação, tendências de mercado e exportação, dentre outros assuntos. 

“A diversificação do setor agropecuário é uma das principais forças do nosso setor rural e o Norte de Minas desenvolveu a vocação para a fruticultura. Temos aqui frutas de excelente qualidade para exportação, escala de produção, condições de agregar valor, gerar emprego e renda, além de contar com a atuação de uma associação de produtores muito organizada, que está completando 30 anos. Estamos juntos dos produtores, apoiando o setor, especialmente os agricultores familiares”, afirma o secretário Thales Fernandes.  

Durante a solenidade, também foi feito o lançamento da marca territorial “100% Nortineira”, para disseminar o sabor e as riquezas da região do Norte de Minas.  

Fruticultura 

Em relação à fruticultura, Minas Gerais ocupa o 4º lugar no ranking nacional de estados produtores. A área plantada é de 131 mil hectares e, de acordo com o IBGE, a produção é de 2,5 milhões de toneladas, considerando os seguintes produtos: abacate, banana, cacau, caqui, figo, goiaba, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, marmelo, melancia, noz, pêra, pêssego, tangerina e uva.

O Norte de Minas, englobando diversos municípios das regiões de Pirapora, Montes Claros, Janaúba e Jaíba, é um dos principais polos produtores no estado. Segundo a Abanorte, semanalmente, saem da região cerca de 700 cargas de 12 toneladas de frutas para todo o país.  

Pesquisa 

Durante a solenidade, a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Nilda de Fátima Soares, destacou os trabalhos de pesquisa que a instituição vem realizando na região. “Estamos com pesquisas dos mais variados tipos, como as novas frutas de clima temperado. Temos também um grande projeto de energia agrofotovoltaica, que vai associar a produção de energia com a produção de alimentos, por meio de plantios feitos abaixo de placas solares. Esse projeto pioneiro e que será referência para todo o estado está localizado no município de Mocambinho”. 

Além de Mocambinho, a Epamig mantém, no Norte de Minas, outros quatro campos experimentais nos municípios de Acauã, Jaíba, Nova Porteirinha e Montes Claros.  

Ainda dentro da programação, que segue até a próxima quinta-feira (30/3), será realizada a 4ª edição do Banana Fit, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento tem o objetivo de disseminar tecnologias para o enfrentamento de doenças e pragas endêmicas da bananeira. A programação prevê painéis para a discussão sobre a fitossanidade da bananeira. 

O evento conta também com mais de 30 palestras/debates, 30 expositores, startups e rodadas de negócios do agro. 

 



Últimas