Sistema prisional entrega 32 mil máscaras a trabalhadores do transporte público

Mais de 5 milhões de itens de proteção já foram produzidos por detentos em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública(Sejusp) entregou, na manhã desta segunda-feira (17/5), 32 mil máscaras de proteção contra a covid-19 aos trabalhadores do transporte público coletivo. A ação, organizada pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), foi na Estação Morro Alto, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Os itens foram confeccionados por detentos do Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves. Desde o início da pandemia, o sistema prisional de Minas se mobilizou para contribuir com a produção e a distribuição de máscaras, transformando os galpões das unidades em fábricas, com equipamentos como rolos de tecido e máquinas de costura. Ao todo, já foram feitos mais de 5 milhões de itens em presídios e penitenciárias de todas as regiões do estado.

Os equipamentos de proteção são distribuídos, prioritariamente, para as Forças de Segurança, que seguem seu trabalho de forma ininterrupta durante a pandemia. Outros públicos contemplados são os de hospitais, asilos, além de servidores municipais de algumas cidades que contam com a parceria do sistema prisional e demais profissionais que não podem permanecer em casa e precisam estar na linha de frente, como é o caso dos motoristas e de funcionários do sistema de transporte coletivo urbano da capital e da RMBH.

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, destaca que a produção e as entregas mostram a responsabilidade social do Estado. “Estamos distribuindo esperança e vida com as máscaras, em um esforço da sociedade e do Estado”, avalia.

Estiveram presentes na entrega o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato; o secretário adjunto Jeferson Botelho Pereira; o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Rodrigo Machado; o diretor da GPA, Rodrigo Gaiga, a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Costa; a prefeita de Vespasiano e presidente da Granbel, Ilce Rocha; o vice-prefeito de Vespasiano, José Wilson e representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo e das Empresas de Transporte Coletivo.