Sistema vai facilitar acesso à água potável a mais de 300 famílias de Verdelândia, no Norte de Minas

Moradores de três comunidades serão diretamente beneficiados. Investimento do Estado supera R$ 940 mil, com garantia de manutenção por mais um ano

Cristiano Machado / Imprensa MG

O Governo de Minas inaugurou, nesta quinta-feira (16/2), o sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) na cidade de Verdelândia, no Norte mineiro. O programa vai facilitar o acesso à água limpa e potável para cerca de 300 famílias das comunidades União, Caetité e Vista Alegre. O projeto em Verdelândia conta com o investimento de mais de R$ 940 mil do Estado.

Por meio do PAD, o objetivo é a instalação de 69 sistemas em comunidades rurais, beneficiando 28 mil habitantes em 26 municípios do semiárido mineiro. O Governo de Minas também vai garantir a manutenção dos sistemas já implantados na comunidade por mais 12 meses, com investimentos que totalizam cerca de R$ 2,3 milhões.

Presente na inauguração, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, destacou a importância da ação para garantir desenvolvimento para a região.

"Primeiro, pela oportunidade de trazer água potável para mais três comunidades mineiras. Segundo, pois estamos vendo sair do papel um esforço que começou lá atrás, e que mostra o trabalho do Governo de Minas para dar continuidade e retomar o que estava parado”, pontuou.

Ele enfatizou, ainda, o fortalecimento da parceria com os prefeitos e a importância desse trabalho em conjunto, caminho para a busca de soluções para quem mais precisa.

"Só quem está aqui, vivendo na pele, sabe a dificuldade que é conviver com uma água de qualidade ruim. E é isso que estamos tentando resolver. Ainda há muito o que fazer e há um esforço concentrado do governo, por meio da Semad e Defesa Civil, além de grande parceria com os municípios", disse.

O esforço coordenado para trabalhar pelo bem-estar das pessoas também foi destacado pelo prefeito de Verdelândia, Jarbas Soares Rocha.

“Antes, a água aqui era de qualidade ruim. Hoje, contamos com água doce e de qualidade para a população. Trabalhamos unidos para mudar a realidade de uma região muito sofrida. E ressalto o apoio do Governo a todos os 853 municípios", afirmou.

Além do sistema de dessalinização, o programa já distribuiu mais de 280 mil litros de água de qualidade em regiões do estado, por meio de vasilhames de 20 litros doados pela Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg) às comunidades beneficiadas.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Sistema de dessalinização

Cada sistema implantado pelo programa pode produzir até 14,4 mil litros por dia de água potável e limpa. O método funciona como um filtro, retirando os sais impróprios da água e a deixando apta para o consumo humano.

Esse sistema permitirá que comunidades com baixos índices de desenvolvimento humano, escassez de água e com alto índice de mortalidade infantil tenham acesso à água de qualidade.

Após verificação dos poços e limpeza, são realizados os procedimentos dos testes de vazão e da qualidade da água, que é encaminhada para laboratórios para análise de físico/química em 54 substâncias e microbiológica.

Programa Água Doce

O PAD é fruto de convênio entre o Governo de Minas e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), firmado em 2012, mas que começou a ser executado em 2020. A parceria prevê obras de implantação do sistema para recuperação de poços e construção de estações de dessalinização de água subterrânea.

A primeira fase do programa conta com investimento de R$ 25,3 milhões, sendo R$ 15,3 milhões de recursos da União e R$ 10 milhões do Estado. O programa é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, e conta com o apoio do Núcleo de Gestão Estadual, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG).

Os 26 municípios e comunidades mineiras contemplados são: Porteirinha; Riacho dos Machados; Pai Pedro; Mato Verde; Monte Azul; Espinosa; Mamonas; Catuti; Verdelândia; Matia Cardoso; Manga; Miravânia; Juvenília; São João das Missões; Itacarambi; Varzelândia; São João do Paraíso; Ninheira; Taiobeiras; Salinas; Rubelita; Josenópolis; Coronel Murta; Araçuaí; Joaíma e Jordânia.

PAD em Minas

Ao todo, 23 sistemas do PAD já foram implantados em Minas Gerais, sendo 11 já entregues e, o restante, ainda em finalização. A previsão é concluir 69 sistemas até o final de 2023.

Em de outubro de 2022, foi assinado com o Ministério de Desenvolvimento Regional um acordo de cooperação técnica e o contrato de serviço para execução de mais 30 sistemas de dessalinização de água em Minas, alcançando 16 mil pessoas até 2024.

Nesta segunda fase, o investimento previsto é de R$ 9,3 milhões pelo MDR, ampliando o programa em Minas, passando de 69 para 99 sistemas de dessalinização.