Tecnologia ajuda a organizar e aumentar segurança de procedimentos odontológicos no Ipsemg

Sistema permite verificar o local de origem, data e hora da esterilização de cada instrumento que compõe o kit utilizado no atendimento

  • ícone de compartilhamento

Ipsemg / Divulgação

A Gerência Odontológica (Geodont) do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) busca melhorar a qualidade de assistência à saúde ao beneficiário, no que tange a segurança, profissionalismo e confiança. De forma a investir também em tecnologia, a unidade da rede própria do instituto possui um sistema de gerência e rastreamento dos materiais utilizados na unidade.

No local, é usado um padrão gráfico, o código Data Matrix - uma simbologia bidimensional que permite a codificação de grande quantidade de informações em um espaço muito compacto em que a sua leitura é feita por meio de leitores ópticos. Essa tecnologia otimiza os processos na área da saúde aumentando a eficiência, diminuindo os erros e consequentemente melhora a segurança da assistência ao paciente.

Na Geodont, o processo de rastreamento foi implementado em 2018 e, desde então, permite a codificação e cadastro de todos os instrumentos odontológicos ao estabelecer rastreabilidade informatizada, controle e segurança de cerca 3,9 mil atendimentos mensais.

O sistema auxilia os colaboradores da Geodont nos aproximadamente 7,3 mil procedimentos mensais, nas especialidades de Cirurgia, Dentística, Endodontia, Clínica Infanto Juvenil, Ortodontia Preventiva e Interceptativa (0 a 14 anos), Periodontia, Pronto Atendimento, Prótese, Radiologia e Serviço de Atenção Odontológica Hospitalar.

A enfermeira e gestora administrativa da Geodont, Elisa Venturini, explica que com essa tecnologia é possível verificar o local de origem, data e hora da esterilização de cada instrumento que compõe o kit utilizado no atendimento ao beneficiário, bem como os profissionais que estiveram envolvidos no processamento dos produtos para saúde.

“O sistema veio só a acrescentar, podemos fazer a distribuição melhor dos kits a serem montados, melhor controle dos insumos e a satisfação do colaborador em trabalhar com um sistema fácil em seu ambiente de trabalho”, explica.



Últimas