Terceira Semana do Museólogo amplia diálogos com atividades gratuitas abertas ao público

Relatos de experiência de profissionais da área e lançamento de nova modalidade de cadastro na plataforma Minas Criativa são destaques da programação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, rede coordenada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo  (Secult-MG), preparou uma programação gratuita para a 3ª Semana do Museólogo. As atividades acontecem na próxima quinta (18/12) e sexta-feira (19/12), com início às 14h, pela plataforma Teams. As inscrições são gratuitas, feitas pelo Sympla, e abertas a qualquer pessoa interessada.

A iniciativa, criada a propósito do Dia Nacional do Museólogo, celebrado nesta quinta-feira (18\12), reúne profissionais de museus que relatam experiências, desafios e perspectivas. Na ocasião, também será lançada uma nova modalidade de cadastro na plataforma Minas Criativa. Com ela, todas as informações relativas aos museus de Minas Gerais passam a estar abertas ao público, por meio de consulta on-line. 

Ao todo, serão divididos com o público cinco relatos de experiências. Karlla Kamylla Passos partilha sua vivência na fala “Ser museóloga e professora”. Bia Pimentel, sob o título “A construção de uma mediação contracolonial no acervo do Centro de Arte Popular”, propõe uma reflexão, a partir da coleção do CAP, sobre a vitalidade na construção narrativa das histórias concebidas por artistas não brancos, como indígenas e quilombolas.

Já Kelvin Martins apresenta a nova configuração do Setor de Museologia do SESI Museu de Artes e Ofícios, também integrante do Circuito Liberdade, com o relato “Museologia do MAO: Comunidade, Documentação e Pesquisa”.

Luiz Eduardo Barros e Fábio Lúcio Mello Tobias, em “O bom uso do celular no museu e a diversificação de eventos: gamificação, exposição e a interação entre o passado e o presente” abordam a modernização das práticas museológicas, visando incorporar públicos jovens. Por fim, Cláudia Maria Vilhena inclui experiências internacionais com “Um passeio pelos museus de Maputo em Moçambique”, um relato sobre suas visitas a diferentes tipologias de museus na cidade moçambicana de Maputo.

Minas Criativa

O lançamento do Cadastro Mineiro de Museus na Plataforma Minas Criativa inaugura uma nova fase de transparência dos dados e informações sobre os museus do estado. O cadastro é amplo, envolvendo acervo, informações dos profissionais e indicadores que permitam análises detalhadas para o planejamento de políticas públicas e acesso cidadão. No caso dos profissionais, serão publicizados o segmento em que atua, a função, dentre outros aspectos.

O cadastro na plataforma Minas Criativa possibilita também a reunião das informações em um único sistema, a integração com outras políticas culturais, fortalecendo a gestão pública com melhores diagnósticos sobre infraestrutura, acervos, segurança, acessibilidade e gestão dos museus. 

Para a diretora de Museus de Minas Gerais, Pollyanna Lacerda Machado, o sistema representa um avanço em direção à melhoria do ecossistema museológico mineiro. “Com a inclusão dos dados dos museus mineiros à plataforma Minas Criativa, promovemos a descentralização da informação cultural do estado. Assim como as bibliotecas do estado já o faziam, vamos agora exibir nossas informações e indicadores, num só lugar, viabilizando o mapeamento e integração de políticas públicas”, explica.

O evento contará com a participação da subsecretária da Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel, e do superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Bruno Balista, além da diretora de Museus de Minas Gerais, Pollyanna Lacerda Machado.

Serviço:
Semana do Museólogo
Data: 18 e 19/12
Horário: 14h
Inscrição: Sympla / Gratuito



Últimas