Transforma Minas forma primeira turma de gestores estaduais

Programa busca valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança no Estado

  • ícone de compartilhamento

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas Gerais concluiu sua primeira formação estratégica para lideranças com atuação no Executivo estadual. Ao todo, 55 gestores finalizaram as ações do PDL, que tem o objetivo de valorizar e desenvolver as competências de líderes por meio de questões como escuta, resiliência, engajamento e comunicação.

O programa integra o Transforma Minas, um dos principais instrumentos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas. Lançado em novembro de 2019, é resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Fundação João Pinheiro (FJP).

Em mensagem enviada aos formandos na cerimônia dessa quinta-feira (10/12), o governador Romeu Zema ressaltou a importância do desenvolvimento de todos os líderes nesse processo.“Formar melhores gestores que mudem o governo e o setor público para melhor, esse é o nosso objetivo. Que vocês apliquem o conhecimento adquirido. Já fizemos muito, mas ainda há muito a ser feito”, ressaltou, em vídeo.

Foco

Desenvolver e aprimorar o desempenho dos selecionados pelo Transforma Minas é o foco do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Estruturado em módulos e voltado para servidores do segundo nível hierárquico do governo, busca valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento e comunicação.

“É importante que as posições de liderança – que são as posições que vocês ocupam – dêem resultado, mas é importante capacitar as pessoas. Essa é a intenção do PDL, aumentar a capacitação dos gestores públicos”, enfatiza o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy. Aos profissionais, Levy ressaltou a formação de um legado para o Estado.

Também participante da solenidade, o presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra, destacou a realização do PDL, mesmo em um ano de grandes desafios. “Agora é hora do balanço do desenvolvimento de cada um, para que possamos aplicar como gestores”, afirmou.

O formato do PDL para 2021, conforme informado pela Seplag, ainda está em discussão.

Transforma Minas  

O Transforma Minas, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem se consolidado como uma das principais ferramentas do Governo de Minas na área de gestão de pessoas e surge como referência de experiência bem-sucedida no setor público. O programa já selecionou mais de 180 profissionais para cargos estratégicos e de liderança no governo estadual, entre subsecretários, assessores e diretores de diversos órgãos e instituições.

A Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, é parceira do Transforma Minas. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e o Governo de Minas Gerais.



Últimas