Trilhas de Futuro forma novos 70 jovens profissionais em Barbacena

Alunos concluíram o Curso Técnico em Design de Interiores no Senai do município; inscrições da terceira edição do programa começam em fevereiro

Gratidão! Esse foi o sentimento da estudante Maria Fernanda da Silva, 19 anos, ao se referir a um dos momentos mais importantes da sua vida: a formatura no curso técnico em Design de Interiores. Aluna do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas voltado para a formação profissional gratuita, ela se sente realizada com a conclusão dessa etapa.

“Todos nós saímos de um período complicado, que foi a pandemia de covid-19. No entanto, mesmo diante de um momento caótico, consegui ingressar no curso com o qual me identifico. Quando olho para trás, vejo que superamos os obstáculos e que a minha formatura é uma realidade”, comemorou.

Para Maria Fernanda, o programa é uma demonstração de que o Governo de Minas se preocupa com a formação de mão de obra de qualidade. “Estamos preparados para o mercado de trabalho”, afirmou.

Maria Fernanda destaca preparação do Estado para geração de oportunidades de trabalho ( Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Formação

Assim como Maria Fernanda, mais uma leva de profissionais preparados pelo Trilhas de Futuro em Minas Gerais está pronta para trabalhar.

Em torno de 70 estudantes de três turmas do programa concluíram o Curso Técnico em Design de Interiores oferecido no Senai de Barbacena, no Campo das Vertentes.

A formatura aconteceu nesta quarta-feira (25/1) na Associação dos Suboficiais e Sargentos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Cassab), no bairro Campo.

Solenidade

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, participou da cerimônia de formatura, realizada na noite desta quarta-feira (25/1), com os jovens formandos de três turmas do curso profissionalizante de Design de Interiores do Senai Barbacena. Ele destacou a importância do programa, que está mudando a realidade dos estudantes e proporcionando oportunidades de qualificação para ingressarem no mercado de trabalho.

“É muito bom saber que o Trilhas do Futuro está fazendo mudanças na vida dos nossos jovens. Tivemos a coragem de fazer um programa que hoje tem cerca de cem mil estudantes matriculados. Esses jovens estão sendo capacitados e qualificados para o mercado de trabalho, que está exigindo cada vez mais dos profissionais. O Trilhas está mudando a realidade social das famílias mineiras e é esse o objetivo que buscamos com o programa”, comenta.

O Trilhas de Futuro é o maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido no Governo de Minas. Por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), ele disponibiliza, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional para estudantes e egressos do ensino médio, aproveitando a infraestrutura já existente e a expertise de instituições públicas e privadas, como é o caso do Senai Barbacena.

Cursos

A unidade do município conta com 441 estudantes matriculados nos cursos técnicos em Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica e Sistemas de Energia Renovável.

Barbacena já contabiliza mais de 2,2 mil alunos em cursos do Trilhas de Futuro, da primeira e segunda edições, em cinco instituições. Essas receberam, até o momento, cerca de R$ 9 milhões em repasses.

Capacitação

A formanda Rita de Cássia Ventura da Silva, 27 anos, explicou que o curso foi fundamental para seu crescimento no atual emprego. “Trabalho em uma loja de iluminação, e o conhecimento que adquiri me incentivou a fazer uma especialização na área e a ingressar na graduação”, disse.

De acordo com Rita de Cássia, o curso superou todas as expectativas, tanto em relação aos professores quanto ao material didático. “Professores capacitados e um bom material fizeram toda a diferença”, explicou.

Formatura foi realizada na Associação dos Suboficiais e Sargentos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Já Gustavo Alberto Ferreira Guimarães, 18 anos, acredita que a conclusão do curso será essencial para o seu ingresso no mercado de trabalho. “Eu me sinto preparado. Pretendo fazer uma faculdade de Arquitetura e uma pós em Design”, afirmou.

Oportunidade

Cerca de cem mil estudantes estão matriculados nos cursos do Trilhas de Futuro da primeira e segunda edições em todo o estado de Minas Gerais. No total, o programa já ofereceu 78 opções de cursos em 181 instituições credenciadas, em 123 municípios.

Todos os alunos selecionados para participar recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Há oportunidades de formação profissional em diversas áreas, como enfermagem, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre outras. Cerca de R$ 1 bilhão já foram investidos no programa.

Terceira edição

A terceira edição do Trilhas de Futuro foi anunciada em dezembro passado, com 40 mil novas vagas ainda no primeiro semestre de 2023.

As inscrições para os estudantes serão realizadas de 2 a 15/2, pela internet. Neste ano, os estudantes terão reajuste no auxílio-transporte / alimentação que passará de R$ 18 para R$ 20 por dia de curso.

O processo de credenciamento das instituições já foi realizado e o catálogo dos novos cursos será divulgado em breve.