Uberaba ganha Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais

Unidade policial reforçará combate a furtos e roubos de gado, insumos, defensivos e maquinários agrícolas

O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, passa a contar agora com uma Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais. A estrutura foi inaugurada nessa quinta-feira (25/11) e está ligada ao 5º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

O delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, chefe da PCMG, assinou o documento que institui a Delegacia Rural no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, no bairro Mercês. Sete funcionários foram designados para a unidade. A sede fica na Rua Edgar Vidal Leite Ribeiro, 623, bairro Olinda, e passará por ampla reforma, viabilizada pela prefeitura e por emenda parlamentar estadual.

Atuação

As atividades que podem ser desenvolvidas pela Delegacia Rural incluem o exercício de polícia judiciária e a investigação de crimes contra o patrimônio nas zonas rurais. Também cabe aos funcionários da unidade investigar furtos e roubos de gado, insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Abrangência

O chefe do 5º Departamento da PCMG, delegado-geral Cézar Felipe Colombari da Silva, destacou a importância da unidade: "a região de Uberaba concentra cerca de 40% de toda a produção agropecuária do estado, com cerca de 50 mil habitantes atendidos. Com a unidade exclusiva para apuração das infrações, a Polícia Civil vai conseguir realizar um trabalho de repressão e prevenção dos crimes rurais, respondendo a uma demanda antiga da população local", pontuou.

Participaram da solenidade a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, o deputado estadual Heli Grilo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Gilberto Dias, e demais diretores do sindicato, além de outras autoridades das forças de segurança do Estado.