Uemg abre inscrições no dia 21 deste mês e oferece mais de 6 mil vagas

Candidato poderá se inscrever pelo Sisu e por sistema próprio da universidade que usará notas do Enem de 2017 a 2019

Candidato poderá se inscrever também pelo site da Uemg, utilizando as notas obtidas nas edições do Enem de 2017, 2018 ou 2019

Têm início no próximo dia 21 de janeiro as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) para interessados em concorrer às vagas em universidades públicas de todo o país. A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) é uma dessas instituições e oferece oportunidade de formação superior gratuita em 116 cursos, em 16 cidades mineiras. Ao todo, serão oferecidas 6.215 vagas para ingresso em 2020.

Além de concorrer por meio do Sisu, o candidato poderá se inscrever também pelo site da Uemg, utilizando as notas obtidas nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019. Para esse sistema, as inscrições terão início no mesmo dia (21/1) e terminam em 31 de janeiro.

Os dois processos de inscrição são independentes, de forma que o candidato pode se inscrever em ambos simultaneamente, seja para aumentar a possibilidade de classificação ou para escolher diferentes opções de cursos. Caso seja aprovado nas duas inscrições, terá que optar por uma das vagas.

Já para aqueles que desejam concorrer por meio do programa de reserva de vagas da instituição (Procan), todas as modalidades estão disponíveis apenas por meio do Sisu.

Cotas

A Uemg reserva 50% de suas vagas de graduação para o Procan, programa de ações afirmativas que destina oportunidades para as seguintes categorias socioeconômicas:

1.       Candidatos que, simultaneamente, cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo e que pertençam a um dos seguintes grupos:

a.       Negros = 1.234 vagas (21%)

b.       Quilombolas = 174 vagas (3%)

c.       Indígenas = 174 vagas (3%)

d.       Ciganos = 150 vagas (2%)

e.       Demais candidatos que não se enquadram nos grupos anteriores, mas cursam ou são egressos de escola pública = 927 vagas (16%)

2.       Pessoas com deficiência = 319 vagas (5%)

Bônus de regionalidade

Candidatos que moram nas cidades onde a Uemg possui unidade acadêmica, ou em municípios que estejam a até 150 quilômetros de distância delas, podem fazer a adesão ao programa de bonificação regional. Ao escolher essa modalidade – também disponível apenas pelo Sisu –, o candidato terá sua nota acrescida em 15%.

Música e Artes

Já para os cursos da Escola de Música e da Escola Guignard, as inscrições terminam no próximo dia 17 de janeiro. As duas unidades, localizadas em Belo Horizonte, são as únicas a fazerem processo seletivo separado em razão da necessidade de prova de habilidades específicas.

Dividida em duas etapas, a seleção para os cursos de Artes Plásticas e Música se dá pela soma da nota na prova de habilidades específicas e o melhor resultado obtido no Enem de 2017 a 2019. São 225 vagas distribuídas entre esses cursos. Para mais informações o site é: www.uemg.br/vestibular2020

Presente em 16 cidades de Minas

A Uemg possui unidade acadêmica nas cidades de Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Cursos de graduação

Administração, Agronomia, Artes Plásticas, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, Design, Design de Ambientes, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Produto, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras - PT, Letras PT-EN, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Agronegócio, Turismo, Tecnologia Em Alimentos, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão do Design em Micro e Pequena Empresas.

Mais informações: www.uemg.br