Uemg Passos inaugura novas estruturas e revitalização completa da fazenda experimental

Investimento nas intervenções é de mais de R$ 10 milhões; unidade no Sul de Minas oferece 27 cursos

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade Passos, no Sul do estado, promoveu, nessa segunda-feira (4/3), a solenidade de inauguração da primeira etapa das obras de revitalização dos prédios da unidade e a instalação de novas estruturas para as atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Ao todo, as intervenções em andamento na Unidade Passos somam um investimento de mais de R$ 10 milhões. Os recursos são do orçamento próprio da universidade. A destinação foi viabilizada pelo reforço do aporte financeiro feito pelo Governo de Minas para a instituição.

A Uemg Passos oferece 27 cursos de graduação, dentre eles Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Biomedicina. A unidade possui uma fazenda experimental de 100 hectares, utilizada para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Uemg / Divulgação

O evento aconteceu na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepex), e contou com a presença da Gestão Superior da Universidade, da direção da Unidade Acadêmica, de autoridades locais, de membros da comunidade acadêmica e de convidados.

Foram entregues as Casas de Vegetação (estufas climatizadas para produção de plantas em ambiente extremamente controlado). Além disso, também está concluída a etapa de revitalização da infraestrutura do Bloco 7, que inclui a reforma das salas de aulas e barracões utilizados para armazenar produtos e maquinários na fazenda experimental.

“Hoje eu me sinto muito feliz de receber todos vocês aqui para um momento de celebração, fruto do trabalho de não somente de todo mundo que está aqui presente, mas também de muitas pessoas que já não estão mais aqui”, destacou o professor Vinícius de Abreu Dávila, vice-diretor da Uemg Passos.

Para a estudante de Agronomia Marcela Silveira Ferreira Valdo, as Casas de Vegetação representam um marco inovador para as atividades acadêmicas da Uemg. "Elas possibilitarão pesquisas mais eficientes e impulsionarão a produção agrícola experimental", enfatizou a estudante.

Com ambientes controlados e tecnologias de ponta, os alunos serão capazes de realizar estudos mais precisos, testar variedades de plantas e contribuir de maneira mais efetiva para o avanço da agricultura. "As casas de vegetação não são apenas estruturas, elas são portais para descobertas que mudarão o futuro das nossas disciplinas", finalizou Marcela.

Durante a cerimônia, a reitora Lavínia Rosa Rodrigues expressou a importância dessas melhorias, destacando o papel da Unidade de Passos como um centro de excelência educacional na região.

"Vimos recentemente como foi o impacto da produção agrícola no PIB do nosso país. O curso de Agronomia, agora, mais do que nunca, com as novas tecnologias, está trabalhando com esse compromisso, de uma formação para profissionais de excelência no contexto da contemporaneidade”, enfatizou.

Benito Bonfatti

O que já foi feito na Uemg Passos

Reforma da fazenda experimental: com investimento de R$ 730 mil, a reforma modernizou a estrutura e aprimorou o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Cercamento da fazenda: com investimento de R$ 300 mil, o cercamento garante a segurança da propriedade de 100 hectares e otimiza o manejo das áreas.

Casas de Vegetação: com investimento de R$ 1,2 milhão, as quatro casas de vegetação proporcionam um ambiente controlado para pesquisas em fisiologia vegetal, produção de mudas e desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas.

Maquinários agrícolas: com investimento de R$ 1,2 milhão, a Uemg adquiriu dois tratores modernos com implementos e um quadriciclo para otimizar as atividades agrícolas da fazenda experimental, aumentando a produtividade e a eficiência.

Sobre a Uemg

A instituição é uma das principais universidades públicas de Minas Gerais, está presente em 19 cidades e conta com 22 unidades em diferentes regiões do estado e na capital. A universidade oferece mais de cem cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento.