Unidade socioeducativa celebra Semana Especial da Mulher

Palestras, momentos de reflexão, leituras de poemas e show de talentos estão na programação para as jovens

No mês da mulher, no Centro Socioeducativo São Jerônimo, em Belo Horizonte, a homenagem não se concentrou em apenas um dia. A unidade socioeducativa preparou uma série de ações dedicadas às adolescentes que cumprem medidas, por uma semana inteira, para que as jovens reflitam sobre seu lugar na sociedade, melhorem sua autoestima e identifiquem situações de violência.

Os professores, que lecionam dentro da unidade, na Escola Estadual Jovem Protagonista, vêm trabalhando com as alunas nos últimos dias várias questões que envolvem o universo feminino, como violência doméstica, feminicídio e valorização pessoal. Durante as aulas de português, por exemplo, as jovens colocaram no papel, com a ajuda da professora, seus sentimentos e percepções do mundo. Na manhã desta terça-feira (13/3), foi realizado um café da manhã seguido de um momento de leitura dos poemas escritos por elas.

Para Larissa*, de 16 anos, foi difícil produzir poesia pela primeira vez. “Tive um pouco de dificuldade em expressar meus pensamentos escrevendo, mas, com a ajuda da professora, a gente foi se soltando e percebendo que é só deixar o coração falar”, comenta.

A supervisora da Jovem Protagonista, Vânia Venício, explica que a escola tem um papel fundamental na vida das adolescentes, não só no contexto científico, mas também no que envolve família, trabalho e sociedade.

“A adolescência traz, naturalmente, diversas questões de autoestima e questionamentos. Por isso, acreditamos que essas atividades, que as tiram da rotina e trazem momentos de reflexão, são importantíssimas para que a gente consiga mais êxito na reinserção social dessas jovens e consiga trabalhar com elas questões cotidianas como identificação de violência, bullying, reconhecimento de suas qualidades, sonhos e perspectivas”, avalia.

Além do momento de leitura dos poemas, as jovens puderam apresentar seus talentos com cantos e danças. Nas letras das músicas, palavras como respeito e liberdade estiveram sempre presentes. Geovana*, de 17 anos, acredita que esse tipo de atividade é um momento em que todas podem expressar com maior liberdade seus pensamentos, e também aprender a respeitar os outros.

“Tem quatro meses que estou aqui, e os professores e a equipe da unidade têm me ajudado a lidar melhor com minhas emoções e a mudar meus pensamentos. Estou muito mais positiva e consciente das minhas qualidades”, conta.

As atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no Centro Socioeducativo São Jerônimo, começaram na última sexta-feira (8/3). Até aqui, já foram realizadas uma palestra sobre violência contra crianças, adolescentes e mulheres e um dia de beleza. Ainda estão previstas uma aula especial de capoeira, acompanhada de roda de conversa sobre o reconhecimento da mulher no universo masculino, e uma aula especial de dança, também com roda de conversa sobre o combate à violência contra a mulher e a cultura do funk.

Para encerrar a programação, na sexta-feira (15/3), será realizado um show sertanejo para as jovens.

* Os nomes são fictícios para preservar as adolescentes, conforme indicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)