Unidades Regionais de Saúde começam a receber 315.600 vacinas para início da vacinação de idosos

Quarta remessa enviada ao estado dá continuidade à maior operação de vacinação da história de Minas Gerais

Começou nesta terça-feira (9/2) a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de mais 315.600 doses da vacina CoronaVac, recebida no domingo (7/2). Essa é a quarta remessa recebida do Ministério da Saúde. Além dos trabalhadores da saúde, idosos de 90 anos ou mais também começam a ser imunizados em todo o estado. Mais de 100 mil idosos devem ser contemplados neste momento, em mais uma etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

Os aviões, em direção às unidades regionais, começaram a sair do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, por volta das 11h30. A logística, desenvolvida pelas Forças de Segurança do Estado (Policia Militar de Minas Gerais, Policia Civil de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), levou em consideração a efetividade de entrega dos imunizantes para a população.

O secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, explicou que uma equipe foi montada com representantes de todas as Forças de Segurança do Estado para auxiliar na distribuição da vacina de forma mais efetiva.

“A partir da chegada da vacina do Ministério da Saúde, o objetivo é que a gente distribua com segurança, rapidez, e que essa logística possa atender as regionais para imunização da população mineira”, explicou.

PNI e população idosa

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

A subsecretária de Vigilância em Saúde Janaína Passos explica que a população preconizada pelo Ministério da Saúde é estratégica, porque são idosos com maior probabilidade de desenvolver formas mais graves da doença e irem a óbito.

“A imunização desse grupo é de extrema importância para reduzir os casos de covid-19 e a necessidade de internação”, explica.

Nesta terça-feira (9/2), 11 unidades regionais já recebem as doses - BH, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Montes Claros, Januária, Pirapora, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis e Sete Lagoas. Já nesta quarta (10/2), outras 17 regionais devem receber.

• Confira planilha com a listagem completa neste link.

Combate à covid-19

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.